Vol. 43 Núm. 77 (2018)

Maio/Agosto
Publicado: 2018-05-02

Apresentação

  • Apresentação

    Onici Claro Flores, Luciane Baretta, Ana Claudia de Souza
    1
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12372

Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita

  • A pesquisa científica no campo da compreensão em leitura: um estudo analítico da produção acadêmica

    Ademir Paulo Giraldello, Claudia Finger-Kratochvil
    2-18
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12239
  • Desenvolvimento das estratégias de leitura em dois diferentes métodos de alfabetização

    Dalva Maria Alves Godoy, Ângela Maria Vieira Pinheiro
    19-31
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12070
  • As plosivas nas séries iniciais: o papel do contexto na ocorrência de trocas ortográficas

    Vergília Spiering Damé, Giovana Ferreira Gonçalves
    32-42
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11531
  • Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

    Ronei Guaresi, Denise Viana Silva, Elizama Silva Dias de Oliveira, Haydeé Garcez Zamilute
    43-52
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11505
  • Compreensão literal e inferencial em alunos do ensino fundamental

    Danielle Baretta, Vera Wannmacher Pereira
    53-61
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11533
  • A consciência textual no gênero fábula: um instrumento de verificação da coerência com alunos do Ensino Fundamental

    Patricia de Andrade Neves, Caroline Bernardes Borges
    62-73
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11509
  • A relação entre os sinais de pontuação e o processamento de leitura de alunos concluintes do Ensino Médio

    Simone Aparecida Almeida, Aline Alves Fonseca
    74-86
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11534
  • Decisão lexical e rastreamento ocular na leitura de vocábulos com prefixos, raízes e sufixos com letras transpostas

    Aline Saguie, Marcus Maia, Sabrina Lopes dos Santos
    87-97
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11407
  • Question Formation and Working Memory Capacity on L2 Reading Comprehension

    Luciane Baretta, Maria da Glória Guará Tavares
    98-114
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12247
  • A memória de trabalho e seu papel na aprendizagem, em especial, da leitura

    Lidiomar José Mascarello
    115-124
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11954
  • Processamento em leitura, estratégias metacognitivas e ensino: revisitando os temas

    Rejane Croharé Dania
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12022
  • O professor leitor e o ensino da competência leitora

    Ana Cláudia de Souza, Maria Salete
    143-159
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12009
  • Contribuições da Concepção Instintiva da Linguagem inerente à Biolinguística e à Linguistica Evolucionária para as pesquisas da Psicolinguística

    Pablo Silva de Almeida Machel-Nabot
    160-183
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11632

Tema Livre

  • Construindo uma prática dialógica de letramento: emergências de processos inferenciais e argumentativos

    Mara Sophia Zanotto, Marivan Tavares dos Santos
    184-201
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12138
  • Os saberes ensinados nas aulas de produção do gênero resumo

    Márcia Andréa Almeida de Oliveira, Luana Aquino da Costa
    202-212
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.11806