Programa de treino linguístico-cognitivo para pessoas idosas típicas: desenvolvimento e perfil de usuário
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20506Palabras clave:
Envelhecimento, Treino cognitivo, Linguagem, CogniçãoResumen
O envelhecimento populacional impõe desafios a ações de promoção da saúde mental em políticas públicas, especialmente em países em desenvolvimento. Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação de um programa de treino cognitivo com base em tarefas linguísticas, voltado para adultos idosos alfabetizados, apresentando o perfil dos usuários. O objetivo é descrever o processo de construção metodológica do programa, os critérios de inclusão, o perfil das participantes e os resultados referentes à adesão, participação e percepções sobre a intervenção. A intervenção foi realizada ao longo de 12 semanas, com encontros presenciais e atividades para casa. Participaram do estudo 43 mulheres, com idades entre 60 e 85 anos, recrutadas por meio de divulgação em redes sociais e grupos de mensagens. Um subgrupo também realizou exames de neuroimagem funcional. As participantes responderam a questionários sociodemográficos, de bem-estar e hábitos de leitura, e realizaram uma bateria de testes cognitivos. Os resultados revelaram alta adesão, boa aceitação das atividades propostas e relatos positivos relacionados à memória subjetiva, atenção e motivação. Observou-se homogeneidade nos níveis de escolaridade, mas grande variabilidade nos hábitos de leitura e escrita. O programa demonstrou viabilidade metodológica e alto engajamento por parte das participantes, reforçando o potencial do treino linguístico-cognitivo como ferramenta de promoção de saúde mental e melhora cognitiva, além da promoção da socialização.
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Referencias
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