Mediação de leitura no programa BALE: uma proposta para formação e autoformação de leitores
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20251Mots-clés :
Mediação de leitura, Programa BALE, Formação do leitorRésumé
Mediar a leitura na perspectiva de formar leitores efetivos se apresenta como uma necessidade relevante em nossa sociedade, já que ler fluentemente é uma condição básica para uma vida atuante em nosso contexto social. Este artigo discute sobre a mediação de leitura no espaço do programa de extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE). O objetivo é demonstrar a experiência de mediação de leitura efetivada no âmbito do Programa, enquanto ação extensionista que tem como foco a formação e autoformação de leitores e como suporte o texto literário. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, voltado para o debate das categorias teóricas que embasam o tema da mediação de leitura, ao mesmo tempo em que apresenta uma proposta prática para mediar o trabalho com a formação de leitores, a partir dos pressupostos trabalhados ao longo das edições do BALE. A título de conclusão, é possível afirmar que a experiência de mediação no espaço do Programa se constitui como uma forma profícua de formar leitores através da literatura, enquanto arte que encanta a humanidade e perpassa as gerações.
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