Letramento literário e de re-existência: a discussão de gênero na escola

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DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20227

Mots-clés :

práticas de letramento literário, núcleos de estudos de gênero, ensino de literatura

Résumé

RESUMO

Este estudo tem por objeto as práticas de letramento literário efetivadas nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) em escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Pernambuco. O objetivo foi identificar quais são essas práticas e como se efetivam, uma vez que os textos literários são largamente usados nos NEGs como elementos instigadores das discussões de gênero. O estudo tomou por base o ensino de Literatura (Candido, 1995; Cosson, 2014, 2020, 2021); o ensino de literatura na BNCC (Brasil, 2018); o ensino de literatura no Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2021); a legislação sobre NEG (Pernambuco, 2008); as discussões sobre Gênero e outros. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa e se apoiou na pesquisa de campo com técnicas como levantamento de dados por meio de formulário, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, construindo assim, o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) utilizado na análise. A conclusões alcançadas apontaram que os NEGs têm como traço comum o manuseio e o compartilhamento dos textos literários. O foco da leitura é a representação social com textos que tratam especificamente de temas como gênero, violência contra a mulher e outros envolvendo os Direitos Humanos.

 

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Biographie de l'auteur-e

  • Kleber Ferreira Costa, Universidade de Pernambuco

    Graduado em Letras Português/Inglês (AESA/CESA), Pedagogia (UNITINS) e Letras Espanhol (UFPE). Especialista em Tecnologia Educacional (FIP), Língua Portuguesa (UPE), Língua Inglesa (UPE) e Coordenação Pedagógica (UFPE). Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Doutor em Letras (PPGL/UFPB), na linha de pesquisa leituras literárias e Doutor em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH/UNEB), na linha de pesquisa Ecologia Humana e Educação. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina, dos cursos de Letras Português/Espanhol e Pedagogia. Realiza pesquisa em Letramento literário e em Educação não formal em comunidades quilombolas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3646326303938978. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7525-9696.

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Publié

2025-06-26

Comment citer

Letramento literário e de re-existência: a discussão de gênero na escola. (2025). Signo, 50(98), 52-61. https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20227