Letramento literário e de re-existência: a discussão de gênero na escola
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20227Mots-clés :
práticas de letramento literário, núcleos de estudos de gênero, ensino de literaturaRésumé
RESUMO
Este estudo tem por objeto as práticas de letramento literário efetivadas nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher (NEG) em escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Pernambuco. O objetivo foi identificar quais são essas práticas e como se efetivam, uma vez que os textos literários são largamente usados nos NEGs como elementos instigadores das discussões de gênero. O estudo tomou por base o ensino de Literatura (Candido, 1995; Cosson, 2014, 2020, 2021); o ensino de literatura na BNCC (Brasil, 2018); o ensino de literatura no Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2021); a legislação sobre NEG (Pernambuco, 2008); as discussões sobre Gênero e outros. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa e se apoiou na pesquisa de campo com técnicas como levantamento de dados por meio de formulário, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, construindo assim, o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) utilizado na análise. A conclusões alcançadas apontaram que os NEGs têm como traço comum o manuseio e o compartilhamento dos textos literários. O foco da leitura é a representação social com textos que tratam especificamente de temas como gênero, violência contra a mulher e outros envolvendo os Direitos Humanos.
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