A literacia como ferramenta no combate a fake news: promovendo o pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20198

Palabras clave:

Literacia, Pensamento crítico, Fake news, Ensino Médio

Resumen

Esta pesquisa desenvolveu e testou oficinas voltadas à identificação de fake news por estudantes do Ensino Médio, a partir do uso das habilidades de literacia e de pensamento crítico. Participaram dois grupos, sendo um experimental (1º ano) e outro o controle (2º ano). Após ambos os grupos responderem a um instrumento avaliativo inicial, o grupo experimental participou de cinco oficinas que abordaram temas como desinformação, intencionalidade discursiva, checagem de fontes e fatos e pistas linguísticas. Ao final, os estudantes dos dois grupos responderam a um novo instrumento avaliativo para verificar os efeitos da intervenção. Os resultados revelam que as oficinas não geraram o impacto esperado no reconhecimento de fake news, mas influenciaram positivamente na decisão sobre o seu compartilhamento. Assim, a pesquisa pontua que ensinar a pensar criticamente requer um planejamento contínuo e produtivo para a formação permanente do pensamento crítico e da literacia.

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Biografía del autor/a

  • Pâmela Roman

    Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates, com bolsa PROSUC/CAPES. Docente de Língua Portuguesa na rede privada de educação.

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Publicado

2025-06-26

Cómo citar

A literacia como ferramenta no combate a fake news: promovendo o pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio. (2025). Signo, 50(98), 38-51. https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20198