Atenção conjunta e referência linguística em contextos interativos com um desenho animado

Auteurs-es

  • José Moacir Soares da Costa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4181

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre criança e desenho animado buscando compreender como o processo de atenção conjunta se estabelece frente à estrutura televisiva do desenho animado. Para isso, trabalharemos com dados qualitativos envolvendo a filmagem de uma díade mãe-criança na faixa-etária de três a quatro anos de idade assistindo ao desenho animado espanhol Pocoyo, animação dirigida ao público infantil na idade pré-escolar. Ao trabalharmos a noção de atenção conjunta com criança de uma faixa-etária de mais de três anos de idade, já inserida na linguagem, tomamos a atenção conjunta como um formato que possibilita a aquisição e a consolidação da referência linguística para a criança. Isto porque a atenção conjunta é um processo que emerge na rotina da criança a partir dos nove meses de idade e, por volta dos quinze meses, já está consolidado. Resultados apontam que no contexto interativo com o desenho animado, as cenas de atenção conjunta se configuram sob três diferentes formatos que sustentam a consolidação da referência linguística.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • José Moacir Soares da Costa Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
    Coordenação de Linguagens, Códigos e Tecnologias Campus João Pessoa -PB
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Linguística
    Depto de Letras Clássicas e Vernáculas Linguística - Psicolinguística AquisiÇão da Linguagem

Téléchargements

Publié

2013-07-04

Numéro

Rubrique

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013

Comment citer

Atenção conjunta e referência linguística em contextos interativos com um desenho animado. (2013). Signo, 38(65), 143-163. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4181