v. 38 n. 65 (2013): Cognição e linguagem

Julho / Dezembro
Publicado: 2013-07-04

Apresentação

  • Apresentação

    Comissão Editorial
    1
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4544

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013

  • “Metáfora é que nem...”: cognição e discurso na metáfora situada

    Solange Vereza
    2-21
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4543
  • Interface metáfora e metonímia inscritas nas concepções de violência entre estudantes brasileiros e franceses

    Meire Virginia Cabral Gondim, Ana Cristina Pelosi
    22-37
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4546
  • A influência da mídia no discurso de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasil

    Ana Cristina Pelosi, Heloísa Pedroso de Moraes Feltes, Lynne Cameron
    38-53
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4545
  • Violência: a categorização de homens e mulheres cearenses

    Kaline Girão Jamison, Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos
    54-69
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4557
  • Convergências entre semântica de frames e computação

    Rove Chishman
    70-85
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4344
  • O delírio do psicótico como fenômeno de linguagem

    Walker Douglas Pincerati
    86-97
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4145
  • A interferência da polissemia do verbo fazer em sentenças causativas: uma análise linguística e cognitiva

    Glenda Aparecida Queiroz Milanio, Wasney de Almeida Ferreira
    98-113
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4151
  • Análise vigoskyana do filme O Enigma de Kaspar Hauser

    Andréia dos Santos Sachete, Valéria Silveira Brisolara
    114-124
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4180
  • Notas sobre aspectos gramaticais de ordem cognitiva e discursiva

    Francimeire Cesário de Oliveira, Rosângela Maria Bessa Vidal, Telma Patrícia Nunes Chagas Almeida
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4190
  • Atenção conjunta e referência linguística em contextos interativos com um desenho animado

    José Moacir Soares da Costa Filho, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
    143-163
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4181
  • Cognição e oralidade da cultura caipira: efabulação e epistemologia empírica.

    Daniel Batista Lima Borges
    164-187
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4182
  • Hipóteses abdutivas antefactuais e modelação proativa de metas

    Fábio José Rauen
    188-204
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4565
  • Modelação proativa de metas e elaboração de soluções informatizadas

    Sandra Vieira
    205-217
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4547
  • Modificação de crenças e modelação proativa de metas: perspectivas de interface

    Andréia da Silva Bez
    218-232
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4548
  • A aquisição de uma segunda língua e os argumentos acerca da existência de um período crítico

    Camila de Bona
    233-246
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4183
  • Implicações dinâmicas para a formação da fonologia em L2

    Reiner Vinicius Perozzo, Ubiratã Kickhöfel Alves
    247-260
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4230
  • Concebendo a língua como um sistema adaptativo complexo: um problema para a pesquisa em aquisição de segunda língua?

    Bruno Moraes Schwartzhaupt
    261-272
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4231
  • Metáfora, futebol e violência em Minas Gerais

    Luciane Ferreira
    273-291
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4262