As memórias ficcionais de um cárcere factual: relendo a H(h)istória nas memórias literárias de Graciliano Ramos

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DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v48i92.18133

Palabras clave:

Memórias do Cárcere, Literatura, História, (re)leitura

Resumen

Ao pensarmos as construções linguísticas humanas, podemos compreender, em uma relação recíproca, que a História pode tratar da Literatura, assim como a Literatura pode ler (e contar) a História. Nesse sentido, estabelece-se uma relação que desestabiliza uma série de pressupostos, como, por exemplo, os limites entre realidade e ficção. Como seria possível separar o que é real e o que é criação ficcional? Talvez não se trate disso. Talvez o principal e mais fortuito modo de lidar com a questão seja, precisamente, trabalhar com a possibilidade do hibridismo. Sendo que esse, então, proporciona uma amplitude que não afasta, mas aproxima a Literatura e a História, tendo-as como complementares uma à outra. A partir disso, buscamos um estudo do texto Memórias do Cárcere (1953), de Graciliano Ramos, pensando-o não apenas como criação narrativa poética, mas também como registro histórico. Para isso, deve-se levar em conta, ainda, o contexto de produção e, posteriormente, de publicação do livro, lembrando que foi escrito em um período histórico no qual ainda não se mencionava, livremente, a repressão sofrida pelos presos políticos no governo de Getúlio Vargas. Destarte, a sua trama narrativa pode ser lida como relativização ou até mesmo desconstrução do discurso oficial da época, divulgado por inúmeros meios de circulação. Propomo-nos, então, por fim, a observar o texto de Graciliano como linguagem literária que permite uma releitura da história.

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Biografía del autor/a

  • Amanda Lais Jacobsen de Oliveria, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    É professora adjunta do magistério superior, na Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), na cidade de Marabá-PA. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (2014), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2016) e doutorado em Letras pela mesma instituição (2021), como bolsista Capes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura e interdisciplinaridade, literatura comparada, literaturas de língua inglesa.

  • Juliana Prestes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

    É Doutora e Mestra em Letras Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada em Letras pelo Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Pato Branco e tem Especialização em TIC aplicadas à educação - EaD, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é professora de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental - Anos Finais, em escola privada e em cursinho preparatório, tutora EaD no curso de Letras Português e Literatura da UAB/UFSM e coorientadora de PIBIC Ensino Médio na UFSM.

  • Nícollas Cayann Teixeira Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

    Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Literatura Comparada pelo PPGLC - UNILA com foco em estudos culturais e Literatura de Viagem. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria e Graduando em Letras Espanhol pela mesma instituição. Phd Visiting na Università di Bologna e na Tallinna Ülikool. Professor de línguas na Antonio Meneghetti Faculdade nas disciplinas de Língua inglesa

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Publicado

2023-08-14

Número

Sección

v. 48, n. 92, 2023 Dossiê América Latina: embates, memórias e resistências na li

Cómo citar

As memórias ficcionais de um cárcere factual: relendo a H(h)istória nas memórias literárias de Graciliano Ramos. (2023). Signo, 48(92), 159-172. https://doi.org/10.17058/signo.v48i92.18133