Ler e escrever criativamente: cores poéticas na prática de letramento literário cadáver esquisito

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15819

Keywords:

Cadáver esquisito. Letramento literário. Ensino de literatura.

Abstract

O artigo relata uma prática de letramento literário inspirada na técnica surrealista do cadáver esquisito, vivenciada com alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, no primeiro semestre de 2020. Partindo da presença necessária da poesia na escola (Pinheiro, 2018), a prática se apresenta como uma estratégia didática que pode proporcionar ao educando uma experiência literária dessacralizadora da leitura e da produção poética. Amparados nos pressupostos do letramento literário (Cosson, 2019), discutiremos e analisaremos a experiência de ler e produzir poemas em sala de aula através da técnica do cadáver esquisito. Por meio dessa reflexão analítica, propomos essa prática como uma alternativa aos educadores que, em meio à pandemia da Covid-19, precisam atuar no ensino a distância. Em relação à metodologia, este estudo segue uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, quanto aos procedimentos ela se configura como um educational design experiment.

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Author Biography

  • Beatriz Pereira Almeida, Universidade Federal da Paraíba
    Graduada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda em Letras vinculada à área de Literatura, Teoria e Crítica, seguindo a linha de Leituras Literárias também pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Estágio, ensino e formação docente (http://www.ufpb.br/geef), na linha de Literatura infantil e juvenil, leitura e ensino.

Published

2021-01-06

How to Cite

Ler e escrever criativamente: cores poéticas na prática de letramento literário cadáver esquisito. (2021). Signo, 46(85), 206-238. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15819