Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i81.13957Keywords:
compreensão leitora, leitura de palavra, dificuldades de leitura.Abstract
O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.Downloads
References
BRAND-GRUWEL, S.; AARNOUTSE, C. A. J.; VAN DEN BOS, K. P. Improving text comprehension strategies in reading and listening settings. Learning and Instruction, v. 8, n. I., p. 63 - 81, 1998.
CAIN, K.; OAKHILL, J.; BRYANT, P. E. Children’s reading comprehension ability: concurrent prediction by working memory, verbal ability, and component skills. Journal of Educational Psychology, v. 96, p. 31-42, 2004.
CHANG, E. M.; AVILA, C. R. B. Compreensão leitora nos últimos anos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental. CoDAS, v. 26, n. 4, p. 276-285, 2014.
CORSO, H. V.; SPERB, T. M.; SALLES, J. F. Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras de Hoje, v. 48, n. 1, p. 81-90, 2013.
ELWÉR, A. Early predictors of Reading comprehension difficulties. 2014. 86 f. Dissertation (Department of Behavioural Sciences and Learning). Linköping University, Linköping, 2014.
GOUGH, P. B.; TUNMER, W. E. Decoding, reading, and reading disability. Remedial and Special Education, v. 7, n. 1, p. 6-10, 1986.
HULME, C.; SNOWLING, M. J. Children’s reading comprehension difficulties: nature, causes, and treatments. Current Directions in Psychological Science, v. 20, n. 3, p. 139- 142, 2011.
KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. 461 p.
MEYER, M. S. et al. Selective predictive value of rapid automatized naming in poor readers. Journal of Learning Disabilities, v. 31, p. 106-117, 1998.
NATION, K. et al. A longitudinal investigation of early reading and language skills in children with poor reading comprehension. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, v. 51, n. 9, p. 1031-1039, 2010.
NATION, K.; SNOWLING, M. J. Semantic processing and the development of word-recognition skills: evidence from children with reading comprehension difficulties. Journal of Memory and Language, v. 39, n. 1, p. 85-101, 1998.
OUELLETTE, G. P. What’s meaning got to do with it: the role of vocabulary in word reading and reading comprehension. Journal of Educational Psychology, v. 98, n. 3, p. 554-566, 2006.
PERFETTI, C. A.; HART, L. The lexical quality hypothesis. In: VERHOEVEN, L.; ELBRO, C.; REITSMA, P. (Ed.). Precursors of functional literacy. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing, 2002. p. 189-213.
PLAUT, D. et al. Understanding normal and impaired reading: computational principles in quasi regular domains. Psychological Review, v. 103, p. 56-115, 1996.
SALLES, J. F. et al. Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras / pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 397-419, 2013.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 2, p. 220-228, 2007.
SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. P. P. Relação entre os processos cognitivos envolvidos na leitura de palavras e as habilidades de consciência fonológica em escolares. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 14, n. 2, p. 141-286, 2002.
SALLES, J. F. O uso das rotas de leitura fonológica e lexical em escolares: relações com compreensão, tempo de leitura e consciência fonológica. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
XXX, 2015.
XXX, 2016.
STOTHARD, S. E.; HULME, C. A comparison of reading comprehension and decoding difficulties in children. In: CORNOLDI, C.; OAKHILL, J. (Ed.). Children with reading comprehension difficulties: processes and interventions. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1996. p. 93-112.
TONELOTTO, J. M. F. et al. Avaliação do desempenho escolar e habilidades básicas de leitura em escolares do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, v. 4, n. 1, p. 33-43, 2005.
VASCONCELOS, F. C. M. Desenvolvimento da consciência fonológica: correlações com a aprendizagem da leitura e escrita. 2006. 99 f. Dissertação. (Mestrado em Fonoaudiologia, Processamento e distúrbios da fala, da linguagem e da audição) – Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors publishing with Signo retain the copyright to their work, licensing it under the Creative Commons Attribution License which allows articles to be re-used and re-distributed without restriction, as long as the original work is correctly cited. Signo is owned by Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul and also hosts the Open Journal System plataform. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.