v. 34 n. 57 (2009): IV Colóquio Nacional Leitura e Cognição

Janeiro / Dezembro
Publicado: 2009-07-03

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    Equipe Editorial
    01
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1198

Conferências

  • Reconhecimento das invariâncias por neurônios reciclados

    Leonor Scliar-Cabral
    02-14
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1199
  • Fenomenologia da leitura

    Maria da Glória Bordini
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1200

Mesa I - Leitura e Psicolinguística - Compreensão Leitora - Argumentação Retórica e Análise do Discurso

  • Leitura de piadas: humor e compreensão/interpretação

    Dirlei Toebe, Onici Flôres
    33-46
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.882
  • Fundamentos cognitivos para o ensino da leitura

    Lucilene Bender de Sousa, Rosângela Gabriel
    47-63
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1201
  • Estratégia de predição: plano semântico da língua e ensino da leitura

    Vera Wannmacher Pereira
    64-75
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.880
  • O uso da anáfora conceitual na argumentação escrita

    Sandra Maria Leal Alves
    76-88
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.884
  • Enunciação e persuasão em textos de diferentes gêneros

    Luciana Maria Crestani
    89-106
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.853

Mesa II - Formação de Leitores - Bibliotecas Escolares - Leitura na Escola

  • A divulgação do acervo PNBE 2008 em escolas municipais de Caxias do Sul

    Nathalie Vieira Neves, Flávia Brocchetto Ramos
    107-119
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.940
  • Prova Brasil na visão dos professores

    Maristela Juchum, Rosângela Gabriel
    120-133
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.954

Mesa III - Leitura em Língua Estrangeira - Leitura em Meio Digital

  • Metacognição, transferência linguística e compreensão leitora: uma perspectiva teórico-empírica

    Diane Blank Bencke, Rosângela Gabriel
    134-152
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.1202
  • Leitura e resumo em ambiente não virtual e em ambiente virtual: estratégias e procedimentos

    Marisa Helena Degasperi
    153-170
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.946
  • Produção do Conhecimento: subsídios para leitura na sociedade da informação – um estudo de caso

    Vanessa Lacerda da Silva
    171-190
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.950
  • O uso de dicionário bilíngue escolar no ensino médio para a compreensão de textos em língua inglesa

    Isabel Cristina Tedesco Selistre
    191-204
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.949

Mesa IV - Literatura Brasileira e Portuguesa - Literatura em Língua Estangeira - Narrativa em Geral

  • A metamorfose do pensamento e das palavras em a leitura de “A porta”

    Flávia Brocchetto Ramos, Vania Marta Espeiorin
    205-218
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.868
  • Consciência e inspiração como possibilidades poéticas em Mário Quintana

    Tânia Winch Lisbôa
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.953
  • A literatura de viagem e o império das festas: os coroamentos dos Reis Congos no Brasil meridional oitocentista na visão dos viajantes

    Priscila Maria Weber, José Martinho Rodrigues Remedi
    239-260
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.933
  • Arte literária e cognição de adultos idosos: uma parceria entre letras e psicologia

    Maria Tereza Amodeo, Rochele Paz Fonseca
    261-280
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.955
  • "O guardador de rebanhos" e a contradição de Alberto Caeiro em relação ao conhecimento

    Sandra Regina Tornquist
    281-290
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.847