Mediação de leitura no programa BALE: uma proposta para formação e autoformação de leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20251

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Programa BALE, Formação do leitor

Resumo

Mediar a leitura na perspectiva de formar leitores efetivos se apresenta como uma necessidade relevante em nossa sociedade, já que ler fluentemente é uma condição básica para uma vida atuante em nosso contexto social. Este artigo discute sobre a mediação de leitura no espaço do programa de extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE). O objetivo é demonstrar a experiência de mediação de leitura efetivada no âmbito do Programa, enquanto ação extensionista que tem como foco a formação e autoformação de leitores e como suporte o texto literário. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, voltado para o debate das categorias teóricas que embasam o tema da mediação de leitura, ao mesmo tempo em que apresenta uma proposta prática para mediar o trabalho com a formação de leitores, a partir dos pressupostos trabalhados ao longo das edições do BALE. A título de conclusão, é possível afirmar que a experiência de mediação no espaço do Programa se constitui como uma forma profícua de formar leitores através da literatura, enquanto arte que encanta a humanidade e perpassa as gerações.

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Biografia do Autor

  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutora e Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras PPGL, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora permanente do Departamento de Educação, e do Programa de Pòs-Graduação em Ensino (PPGE) do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN.  Membro do grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem). Coordenadora de projeto de pesquisa PIBIC. Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia AINPGP

  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2022). Professora do Departamento de Educação - DE e do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros - CAPF.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Mediação de leitura no programa BALE: uma proposta para formação e autoformação de leitores. (2025). Signo, 50(98), 76-84. https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20251