Interações analógico e digital móvel na mídia impressa: camadas informacionais na narrativa com QR Code, Aurasma e Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.3553Palabras clave:
jornalismo impresso, tecnologias móveis, QR Code, narrativas transmidiáticasResumen
Este artigo discute a adoção de inovações no jornalismo impresso como QR Code, Aurasma, Realidade Aumentada, 3D como processos de complexificação das narrativas e das estratégias construídas como modelo de negócios nas organizações jornalísticas a partir das apropriações das tecnologias móveis digitais. As camadas informacionais (interativas, multimídia, metadados) oriundas desses recursos compartilham da noção defendida por McLuhan (2005) de que os meios se refletem um no outro, reinventam-se. A abordagem se centra na análise dessas interações analógico-digital e de natureza móvel partindo da observação de que o jornalismo impresso procura introduzir nos seus projetos gráficos essa perspectiva visando se modernizar para "fisgar" ou manter os leitores através da conexão entre plataformas com o incremento às narrativas de recursos dinâmicos que vão além do próprio suporte, como nos casos em debate.Descargas
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Publicado
2013-01-01
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Artigos
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Cómo citar
Interações analógico e digital móvel na mídia impressa: camadas informacionais na narrativa com QR Code, Aurasma e Realidade Aumentada. (2013). Rizoma, 1(1), 71-84. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.3553