A grande imprensa e a produção de webdocs: a tradição documentária e as possibilidades de ruptura no ambiente online

Authors

  • Renata Rezende Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Denise Tavares Universidade Federal Fluminense, UFF

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6844

Keywords:

Webdocumentário, Jornalismo Impresso, Gênero Jornalístico, Documentário.

Abstract

Esse artigo é parte de uma pesquisa sobre os formatos e gêneros acionados pela grande imprensa decorrentes de seu esforço de penetrar na ambiência da Internet de forma mais efetiva. Aqui destacamos, especialmente, o webdocumentário. A metodologia incluiu levantamento realizado em duas etapas em jornais brasileiros, com o objetivo de quanti-ficar a produção que, posteriormente, é analisada em cotejo à tradição documentária e, também, considerando a possibilidade de uma nova modalidade enunciativa no jornalismo que, como intenciona-se demonstrar, ainda se revela rarefeita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutora em Comunicação e Cultura, Doutora em Comunicação e Mestre em Comunicação e Imagem. Jornalista com especialidade em Audiovisual e Multimídia. Pesquisadora do Multis - Núcleo de Estudos do Audiovisual no Contexto Multimídia. Coordenadora do Laboratório de Experimentos Audiovisuais (www.lea.uff.br).
  • Denise Tavares, Universidade Federal Fluminense, UFF
    Jornalista, Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Flu-minense (UFF) e do Mestrado em Mídia e Cotidiano da mesma universidade, onde é coordenadora.

Published

2016-08-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A grande imprensa e a produção de webdocs: a tradição documentária e as possibilidades de ruptura no ambiente online. (2016). Rizoma, 4(1), 8-23. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6844