CHAMADA DOSSIÊ v.34 (2026): Valorização, trabalho e formação docente na Educação Básica: perspectivas teóricas, políticas e contextos
A Revista Reflexão e Ação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), convida a comunidade acadêmica a submeter artigos para o seguinte dossiê: Valorização, trabalho e formação docente na Educação Básica: perspectivas teóricas, políticas e contextos.
Esse dossiê tem o objetivo de dar visibilidade à produção em pesquisa sobre a formação e o trabalho docente no Brasil. Interessa estudos sobre as políticas e contextos de valorização docente, com destaque à formação inicial, formação continuada, remuneração, carreira, condições de saúde e trabalho docente. A infraestrutura das escolas, as formas de contratação e a jornada de trabalho, no âmbito das condições objetivas em que a docência na educação básica se realiza, poderão ser tratadas em diferentes perspectivas.
Convidamos pesquisadoras(es), professoras(es) e estudantes dos cursos de pós-graduação a apresentarem artigos que reflitam criticamente sobre aspectos relacionados à valorização docente, concebida de forma ampla, ao considerar a centralidade do trabalho e da formação docente. A valorização docente, considerada sua urgência e relevância, está condicionada às demandas do capital. Nesse âmbito, interessa textos que problematizem as dimensões da valorização docente e o direito à educação de qualidade social, especialmente diante de contextos que prevalecem a qualidade empresarial da educação e de políticas educacionais neoliberais.
Para a composição do dossiê, serão aceitos artigos, preferencialmente, sobre os seguintes tópicos:
- Políticas educacionais, formação e trabalho docente
- Remuneração e carreira na educação básica
- A valorização docente e o Plano Nacional de Educação (2024-2034)
- O trabalho docente e o direito à educação de qualidade social
- Condições de trabalho e saúde docente
- Plataformas digitais e trabalho docente
- Valorização docente e o contexto da prática pedagógica.
Organização:
Prof. Dr. Gilvan Luiz Machado Costa, PPGE/Unisul
Profa. Dra. Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, PPGE/IFC
Submissões até 20 de dezembro de 2025.
Publicação: v. 34 (2026)