Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627Palabras clave:
Agricultura familiar. Agricultura Orgânica. Agronegócio. Cadeia produtiva.Resumen
Este artigo teve como objetivo caracterizar os agricultores familiares que atuam com produção orgânica na região da Serra Gaúcha, conhecendo as motivações e os fatores que influenciam no acesso a diferentes canais de comercialização. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística utilizando alguns critérios, foram entrevistados 49 produtores vinculados à comercialização em supermercados e em uma feira de agricultores. Os resultados revelaram que a agricultura orgânica é uma atividade recente e está vinculada a formação de associações. A principal motivação para adesão à atividade está relacionada à preocupação com a saúde. Os supermercados e as feiras são os principais canais de comercialização, sendo que as feiras estão relacionadas ao início do cultivo orgânico e os supermercados apresentam-se como uma forma de comercialização mais recente. Conclui-se que a cooperação foi fundamental no acesso a canais de comercialização de um mercado em construção e com potencial determinado por uma crescente demanda de produtos.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-09-06
Número
Sección
Artículos
Licencia
Declaración de Derecho Autoral y Transferencia de Derecho Autoral El autor debe declarar que el artículo es original (no fue publicado previamente), no infrinyendo cualquier derecho autoral o otro derecho de propiedad de terceros. Sometido el artículo, la Revista Redes se reserva el derecho de efectuar, en los originales, alteraciones de orden normativo, ortográfico y gramatical, con vistas a mantener el padrón culto de la lengua, pero respetando, el estilo de los autores. Los trabajos publicados pasan a ser propiedad de la Revista REDES, siendo que, las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de responsabilidad de los mismos.Cómo citar
Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha. (2017). Redes, 22(3), 273-291. https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627