Análise da competitividade de uma rede de empresas do setor moveleiro do Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v12i2.263Palabras clave:
rede de empresas, competitividade, micro e pequenas empresas.Resumen
As constantes mudanças no ambiente organizacional têm exigido das empresas a readequação de estratégias para aumentar a competitividade. Para as micro e pequenas empresas, a formação de alianças empresariais tem sido uma forma de elas melhorarem seu desempenho e de se inserir em contextos competitivos baseados em modelos interdependentes (Boisier, 2003). Essa interdependência visualiza-se melhor na leitura histórica de um período de milhares de anos, no qual se evidencia que as estruturas sociais não são estáticas, mas se constituem de padrões dinâmicos de transformação. Este artigo, fruto de pesquisa, teve como objetivo principal analisar fatores influentes em ambientes de cooperação empresarial do setor moveleiro na cidade de Pelotas – RS (Brasil), conduzindo o estudo para uma tese central: a configuração em rede como recurso para a competitividade das micro e pequenas empresas. Os resultados apontam que os principais objetivos das empresas para ingressar na rede foram: redução de custos relativos a compras conjuntas, acesso a novos mercados e obtenção de melhores condições para enfrentar a concorrência com as grandes empresas. Os fatores considerados essenciais para o sucesso da rede foram a existência de capital social, a exemplo da motivação, comprometimento e confiança entre os parceiros. Apesar dos obstáculos enfrentados, as redes de empresas proporcionam vantagens competitivas que seriam dificilmente obtidas de forma isolada, sendo, porém necessário que cada integrante dê sua contribuição, trabalhando de forma cooperada em prol da rede.Descargas
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Publicado
2008-04-17
Número
Sección
Artículos
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Análise da competitividade de uma rede de empresas do setor moveleiro do Estado do Rio Grande do Sul. (2008). Redes, 12(2), 127-144. https://doi.org/10.17058/redes.v12i2.263