Spillovers Espaciais no desenvolvimento educacional dos municípios da Amazônia Clássica Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.6527Palabras clave:
Desenvolvimento educacional. Transbordamentos espaciais. Amazônia Clássica do Brasil.Resumen
As políticas públicas educacionais aplicadas na Amazônia Clássica brasileira permitiram mudanças nas cidades da região de forma geral. Com isso, esse trabalho buscou verificar a existência de spillovers educacionais2 nos municípios da Amazônia Clássica do Brasil. Traçou como objetivos: identificar padrões espaciais de desenvolvimento educacional entre os municípios; b) detectar a existência de relacionamento espacial entre variáveis socioeconômicas e o crescimento do nível educacional e; c) evidenciar os efeitos diretos e indiretos de variáveis socioeconômicas sobre o crescimento do nível educacional dos municípios do norte brasileiro. Para isso, foi utilizada a metodologia de análise exploratória de dados espaciais e estimação de modelos espaciais, por meio da qual verificou-se que a taxa de pobreza, a taxa de analfabetismo e a taxa de trabalho infantil dos municípios impactam diretamente, mas de forma negativa no desenvolvimento das próprias cidades. Esses efeitos também transbordam para cidades vizinhas, confirmando a presença de spillovers educacionais e a necessidade de se pensar em políticas públicas educacionais de forma regionalizada visando à diminuição da pobreza, do trabalho infantil e a promoção da educação aos analfabetos.Descargas
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Publicado
2018-05-15
Número
Sección
Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional
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Spillovers Espaciais no desenvolvimento educacional dos municípios da Amazônia Clássica Brasileira. (2018). Redes, 23(2), 290-315. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.6527