“A união faz a força”? Uma análise das diferenças culturais e dos mecanismos de grupo em Redes de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.293Palabras clave:
redes interorganizacionais, diversidade de culturas, conflitos, gruposResumen
Em um ambiente global caracterizado pela alta competitividade, as organizações vêm estabelecendo parcerias com empresas de outras regiões, empresas rivais ou até mesmo empresas que atuam em negócios diferentes. Entre os tipos de parcerias existentes, a aliança estratégica (redes de empresas) é cada vez mais utilizada como alternativa. O arranjo organizacional do tipo rede de empresas é característico por agrupar pessoas com diferentes características, culturas e valores. Tal parceria pressupõe o encontro de culturas diferenciadas, submetendo as empresas envolvidas a um novo desafio: a gestão da multiculturalidade organizacional. Dessa maneira, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre as diferenças culturais de empresas que se estabelecem em redes de empresas. Visa também refletir sobre possíveis maneiras de as empresas lidarem com tais situações, como a formação de uma cultura única, porém dando atenção à força de grupos que podem atuar de forma conflitante.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-04-07
Número
Sección
Artículos
Licencia
Declaración de Derecho Autoral y Transferencia de Derecho Autoral El autor debe declarar que el artículo es original (no fue publicado previamente), no infrinyendo cualquier derecho autoral o otro derecho de propiedad de terceros. Sometido el artículo, la Revista Redes se reserva el derecho de efectuar, en los originales, alteraciones de orden normativo, ortográfico y gramatical, con vistas a mantener el padrón culto de la lengua, pero respetando, el estilo de los autores. Los trabajos publicados pasan a ser propiedad de la Revista REDES, siendo que, las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de responsabilidad de los mismos.Cómo citar
“A união faz a força”? Uma análise das diferenças culturais e dos mecanismos de grupo em Redes de Empresas. (2009). Redes, 13(2), 289-307. https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.293