Redes de Cooperação como vantagem competitiva: estudo de caso de uma rede de supermercados no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1969Palabras clave:
Redes de Cooperação. Redes Horizontais. Vantagem Competitiva. Pequenas empresas comerciais.Resumen
Este artigo propõe analisar uma rede de cooperação entre supermercados de pequenos e médios portes que têm encontrado dificuldades para atuar de maneira isolada em mercados cada vez mais competitivos. Para pequenas e médias empresas de setores variados, as redes de cooperação têm sido o meio encontrado para sobreviver e competir com grandes organizações. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo central realizar análises relacionais e macroestruturais na Rede Super Útil de supermercados da cidade de Passo Fundo, investigando a cooperação interorganizacional como alternativa competitiva. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativo-exploratória, seguindo o método do estudo de caso. Para a coleta e análise dos dados foram estabelecidas categorias de análise: tipologia de redes de cooperação, pressupostos à configuração de redes de cooperação e benefícios advindos da rede de cooperação. Das entrevistas semiestruturadas realizadas junto ao presidente da rede, ao gestor administrativo da rede, com os proprietários dos supermercados associados, e também da análise de material institucional e informativos impressos e eletrônicos, emergiram resultados que foram analisados à luz do referencial teórico pertinente. Os resultados identificam, entre outros aspectos, que a rede investigada mantém relações de cooperação, obtendo vantagens competitivas neste sistema de cooperação, apresentando-se como um caso de relacionamento interorganizacional de cooperação de sucesso que continua em processo de aprimoramento e inovação; é uma rede horizontal e formal que apresenta três condições fundamentais para a sua formação: objetivos comuns, interação e gestão. Por fim, salienta-se que a Rede Super Útil constitui-se numa alternativa estratégica que obtém vantagens competitivas no contexto em que se insere.Descargas
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Publicado
2011-03-23
Número
Sección
Artículos
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Redes de Cooperação como vantagem competitiva: estudo de caso de uma rede de supermercados no Rio Grande do Sul. (2011). Redes, 16(2), 227-252. https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1969