Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v16i1.1609Palabras clave:
Agricultura familiar, Mercados de proximidade, Agroindústrias, Redes sociais.Resumen
Relacionando a agricultura familiar e a agroindústria, este trabalho tem como principal objetivo descrever os diferentes canais de comercialização que as famílias utilizam para a inserção dos seus produtos nos mercados. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo, com a coleta de informações secundárias e primárias. Foram realizadas 41 entrevistas com o auxílio de um formulário semiestruturado e diários de campo. Utilizou-se de metodologia qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva) para a análise dos dados. Além dos agricultores, os agentes que estão participando da construção social de mercados para os produtos das agroindústrias são parentes, vizinhos, proprietários de estabelecimentos comerciais, consumidores urbanos, profissionais de extensão rural, universidades, organizações não governamentais, etc. A construção de relações sociais é uma das estratégias que a agricultura familiar da região desenvolve, tendo em vista viabilizar a produção e comercialização dos seus produtos agroindustriais.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-15
Número
Sección
Artículos
Licencia
Declaración de Derecho Autoral y Transferencia de Derecho Autoral El autor debe declarar que el artículo es original (no fue publicado previamente), no infrinyendo cualquier derecho autoral o otro derecho de propiedad de terceros. Sometido el artículo, la Revista Redes se reserva el derecho de efectuar, en los originales, alteraciones de orden normativo, ortográfico y gramatical, con vistas a mantener el padrón culto de la lengua, pero respetando, el estilo de los autores. Los trabajos publicados pasan a ser propiedad de la Revista REDES, siendo que, las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de responsabilidad de los mismos.Cómo citar
Redes de proximidade: agricultores, instituições e consumidores na construção social dos mercados para os produtos das agroindústrias rurais familiares na Região Central do RS. (2010). Redes, 16(1), 149-171. https://doi.org/10.17058/redes.v16i1.1609