E-commerce: uma ferramenta formadora de alianças e redes organizacionais ou motivadora da concorrência? Um estudo de caso com os “sebos” de Natal (RN)
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v16i1.1124Palabras clave:
Sebos, Concorrência, Comércio EletrônicoResumen
Vive-se nos dias atuais uma nova revolução, marcada basicamente pela tecnologia da informação. Com isso, as organizações têm procurado um uso cada vez mais intenso e amplo da Tecnologia de Informação, utilizando-a como uma ferramenta empresarial, que altera as bases de competitividade estratégicas e operacionais das empresas. A utilização de infraestrutura aberta e pública, como a internet, tem permitido disponibilizar os produtos e serviços de forma mais fácil e barata aos clientes, e realizar os processos a um custo mais adequado, inclusive gerando alianças competitivas que sirvam como diferencial de mercado. O presente artigo busca analisar se a comercialização eletrônica de livros usados por pequenas livrarias, os “sebos”, localizados na cidade de Natal/ RN através de um portal de internet, aqui denominado de “Portal dos Sebos”, configura-se como uma formação de aliança e rede organizacional entre os participantes desta atividade ou, ao contrário, serve para fomentar a concorrência. Com o resultado obtido pela interpretação das entrevistas realizadas junto aos proprietários das referidas lojas, chega-se à conclusão de que a relação entre as mesmas não se configura como uma rede organizacional. Entretanto, a relação entre os “sebos” e o “Portal dos Sebos” configura-se como uma aliança comercial de cunho estratégico para os lojistas.Descargas
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Publicado
2010-12-15
Número
Sección
Artículos
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E-commerce: uma ferramenta formadora de alianças e redes organizacionais ou motivadora da concorrência? Um estudo de caso com os “sebos” de Natal (RN). (2010). Redes, 16(1), 72-89. https://doi.org/10.17058/redes.v16i1.1124