Efeitos da participação de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v17i1.2020Palabras clave:
Empreendedorismo, mulheres empreendedoras, redesResumen
As redes sociais constituem um meio de desenvolvimento para empreendedores e para suas empresas. A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos (WHARTON, BRUNETTO, 2007; RAMOS; SOUZA, 2008). O objetivo do presente estudo, foi o de conhecer efeitos decorrentes da participação de mulheres de negócios em redes no Estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semi-estruturadas junto a empreendedoras que participam ou participaram do Conselho da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão. A análise dos dados ocorreu por meio do software Nvivo 8, resultando nas codificações: razões para o ingresso, efeitos da participação para as empresas e efeitos da participação na associação para a empresária. Foram identificados nos resultados, efeitos para as empresas em termos de divulgação, ações de reciprocidade, aumento das vendas e troca de experiências. Já quanto aos efeitos no aspecto individual para as empresárias, observou-se aumento de visibilidade, crescimento do respeito profissional, ampliação dos contatos e do conhecimento gerencial. Esses resultados coincidem com outros encontrados na literatura (LERNER; BRUSH; HISRICH, 1997; MANOLOVA ET ALL, 2007; MING-YEN; CHONG, 2007; WHARTON, BRUNETTO, 2007).Descargas
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Publicado
2012-05-21
Número
Sección
Artículos
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Efeitos da participação de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no Estado do Paraná. (2012). Redes, 17(1), 217-231. https://doi.org/10.17058/redes.v17i1.2020