Epistemologia em extensão rural e o tempo da extensão total

Autores

  • Silvio Calgaro Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Renato Santos de Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.5512

Palavras-chave:

Extensão Rural. Universidade. Epistemologia. Desenvolvimento Rural.

Resumo

Este artigo dedica-se a explorar e concertar o campo de conhecimentos diretamente relacionado à extensão rural. De modo geral, é utilizada uma estratégia teórica que concentra-se em apresentar três perspectivas complementares. Na primeira, realiza-se uma breve arqueologia em extensão rural, identificando suas marcantes contextualizações históricas. Na segunda, preza-se pela interpretação de alguns modelos teóricos extensionistas através da plataforma epistemológica moderna. E, a terceira perspectiva, busca apresentar uma proposta metodológica que contemple estas características epistêmicas, relacionando-a com as conjunturas contemporâneas observadas no âmbito da construção de conhecimentos e transferência de tecnologias para o desenvolvimento rural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvio Calgaro Neto, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduado em Engenharia Florestal, Mestre em Extensão Rural, Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Ciências Econômicas, Empresariais e Sociais pela Universidade de Sevilha (US). Atualmente, atua como Assessor Territorial de Gestão Social do Território Centro Serra.
  • Renato Santos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria
    Professor Adjunto do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Epistemologia em extensão rural e o tempo da extensão total. (2016). Redes, 21(3), 282-305. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.5512