Práticas sustentáveis de comercialização de alimentos via grupos de consumo responsável
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v30i1.19272Palavras-chave:
Apoio Institucional, Agricultores Familiares, Redes Agroalimentares AlternativasResumo
O consumo responsável de alimentos tem proporcionado experiências entre produtores e consumidores que buscam refletir sobre o ato de compra enquanto ação de transformação e minimização dos impactos sociais e ambientais na sociedade. Diante disso, o objetivo do artigo é caracterizar o perfil dos Grupos de Consumo Responsável (GCR) de alimentos, identificar quais são as reais motivações dos atores e apontar os estímulos e obstáculos internos e externos que têm afetado esses canais de comercialização. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo através de questionários com 34 GCR em oito estados do Brasil, que representam 70% do total de grupos identificados por ocasião da pesquisa. Como resultado foram identificados padrões comuns entre os grupos e classificados como rede singular, com práticas agroecológicas de produção e localização (mais centralizada devido ao apoio institucional recebido). Além dos principais pontos fortes (contato direto dos consumidores com os produtores, obtenção de alimentos orgânicos/agroecológicos que contribuem com a sustentabilidade); oportunidades (experiências sociais, como a troca de saberes e a participação em coletivos), assim como, os pontos fracos (logística, desperdício de alimentos, dificuldades de gestão e comunicação entre os atores dos grupos); e ameaças (pouco apoio externo).
Downloads
Referências
ALI, E. B.; AGYEKUM, E. B.; ADADI, P. Agriculture for sustainable development: A SWOT-AHP assessment of Ghana’s planting for food and jobs initiative. Sustainability, v. 13, n. 2, p. 628, 2021. https://doi.org/10.3390/su13020628
BALDI, L. et al. How alternative food networks work in a metropolitan area? An analysis of Solidarity Purchase Groups in Northern Italy. Agricultural and Food Economics, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2019. https://doi.org/10.1186/s40100-019-0139-3
BEEBE, J. Basic concepts and techniques of rapid appraisal. Human organization, v. 54, n. 1, p. 42-51, 1995. https://doi.org/10.17730/humo.54.1.k84tv883mr2756l3
BELIK, W. B.; CUNHA, A. R. A. A. Equipamentos públicos de Abastecimento Alimentar no Brasil: trajetória e desafios. In: PEREZ-CASSARINO, J. et al. Abastecimento Alimentar: Redes Alternativas e Mercados Institucionais. Chapecó: Ed. UFFS; Praia, Cabo Verde: UNICV, 2018.
BENOS, T. et al. When mindful consumption meets short food supply chains: Empirical evidence on how higher-level motivations influence consumers. Sustainable Production and Consumption, v. 33, p. 520-530, 2022. https://doi.org/10.1016/j.spc.2022.07.028
BENSADON, L. S.; MASCARENHAS, T. S.; GONÇALVES, J. A atuação dos Grupos de Consumo Responsável no Brasil: Expressões de práticas de resistências e intercâmbios em rede. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, n. 41, p. 205–232, 2017. https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.0i41.a41835
BORSATTO, R. S.; SOUZA-ESQUERDO, V. F. MST’s experience in leveraging agroecology in rural settlements: lessons, achievements, and challenges. Agroecology and sustainable food systems, v. 43, n. 7-8, p. 915-935, 2019. https://doi.org/10.1080/21683565.2019.1615024
BRANDÃO, J. B. et al. Os mercados de hortifrúti em Santa Maria (RS)-um estudo sobre os tipos de produtores e os canais de comercialização. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, v. 25, n. 2, p. 433-460, 2020. https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.14323
BRANDÃO, J. B. et al. Markets and commercialization channels in the central region of Rio Grande do Sul: relevant factors for fruit and vegetable producers. Ciência Rural, v. 53, p. e20220464, 2023.https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20220464
BRASIL. PORTARIA MAPA Nº 52, de 15 de março de 2021. Estabelece o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção e as listas de substâncias e práticas para o uso nos Sistemas Orgânicos de Produção. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 01 abr. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/arquivosorganicos/PORTARIA_MAPA_N_52.2021_ALTERADA_PELA_PORTARIA_MAPA_N_404.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.
BRUCE, A. B. Farm entry and persistence: Three pathways into alternative agriculture in southern Ohio. Journal of Rural Studies, v. 69, p. 30-40, 2019.https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2019.04.007
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria da administração. São Paulo, 1997.
CONTI, C.; ZANELLO, G.; HALL, A. Why are agri-food systems resistant to new directions of change? A systematic review. Global Food Security, v. 31, p. 100576, 2021.https://doi.org/10.1016/j.gfs.2021.100576
DAROLT, M. R. et al. Redes alimentares alternativas e novas relações produção-consumo na França e no Brasil. Ambiente & sociedade, v. 19, p. 01-22, 2016. https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC121132V1922016
DAWADI, S.; SHRESTHA, S.; GIRI, R. A. Mixed-methods research: A discussion on its types, challenges, and criticisms. Journal of Practical Studies in Education, v. 2, n. 2, p. 25-36, 2021.https://doi.org/10.46809/jpse.v2i2.20
DE BERNARDI, P.; BERTELLO, A.; VENUTI, F. Online and on-site interactions within alternative food networks: Sustainability impact of knowledge-sharing practices. Sustainability, v. 11, n. 5, p. 1457, 2019. https://doi.org/10.3390/su11051457
DE CAMARGO, R. A. L.; DE SOUZA-ESQUERDO, V. F.; BORSATTO, R. S. Compras públicas estaduais na formação de sistemas agroalimentares locais: um olhar sobre o estado de São Paulo. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, v. 41, n. 2, p. 262-279, 2021. https://doi.org/10.37370/raizes.2021.v41.741
DE SOUZA, R. T. Box-scheme as alternative food network—the economic integration between consumers and producers. Agricultural and Food Economics, v. 8, n. 1, p. 1-25, 2020. https://doi.org/10.1186/s40100-020-00162-4
DE SOUZA SAMPAIO, N. A.; DE ASSUMPÇÃO, A. R. P.; DA FONSECA, B. B. Estatística descritiva. Belo Horizonte: Poisson, 2018.
DUNN, T. Rapid rural appraisal: a description of the methodology and its application in teaching and research at Charles Sturt University. Rural Society, v. 4, n. 3-4, p. 30-36, 1994. https://doi.org/10.5172/rsj.4.3-4.30
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA). Sobre o tema | Agricultura Familiar. Cenário. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-agricultura-familiar/sobre-o-tema. Acesso em: 17 ago. 2023.
FIROOZZARE, A. et al. Identifying the Best Strategies for Improving and Developing Sustainable Rain-Fed Agriculture: An Integrated SWOT-BWM-WASPAS Approach. Agriculture, v. 13, n. 6, p. 1215, 2023. https://doi.org/10.3390/agriculture13061215
FONTE, M. Food consumption as social practice: Solidarity purchasing groups in Rome, Italy. Journal of Rural Studies, v. 32, p. 230-239, 2013. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2013.07.003
FOTI, V. T.; TIMPANARO, G. Relationships, sustainability and agri-food purchasing behaviour in farmer markets in Italy. British Food Journal, v. 123, n. 13, p. 428-453, 2021. https://doi.org/10.1108/BFJ-04-2021-0358
GASPERI, D. et al. Towards regenerated and productive vacant areas through urban horticulture: Lessons from Bologna, Italy. Sustainability, v. 8, n. 12, p. 1347, 2016. https://doi.org/10.3390/su8121347
GAZOLLA, M; DE AQUINO, J. R. Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 29, n. 2, p. 427-460, 2021. https://doi.org/10.36920/esa-v29n2-8
GIUCA, S.; DE LEO, S. A social network linking rural and peri-urban agricultural production to the city of Rome: A case study. Economia agro-alimentare, n. 2019/2, 2019.https://doi.org/10.3280/ECAG2019-002016
GONÇALVES, J.; MASCARENHAS, T. Grupos de consumo responsável no Brasil: aproximando consumidores e produtores em redes agroecológicas e solidárias. Abastecimento Alimentar, 2018. https://doi.org/10.7476/9788564905726
GONZÁLEZ-AZCÁRATE, M.; MACEÍN, J. L. C.; BARDAJÍ, I. Why buying directly from producers is a valuable choice? Expanding the scope of short food supply chains in Spain. Sustainable Production and Consumption, v. 26, p. 911-920, 2021.https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.01.003
GUANZIROLI, C. E.; BUAINAIN, A. M.; DI SABBATO, A. Dez anos de evolução da agricultura familiar no Brasil:(1996 e 2006). Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 50, p. 351-370, 2012.https://doi.org/10.1590/S0103-20032012000200009
HAYLOCK, K.; CONNELLY, S. Examining the Insider/Outsider Dimensions of Local Food System Planning: Cases from Dunedin and Christchurch New Zealand. Planning Practice and Research, v. 33, n. 5, p. 540–557, 2018. https://doi.org/10.1080/02697459.2018.1546470
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
INSTITUTO KAIRÓS. Institucional: Missão. São Paulo: 2020. Disponível em: https://institutokairos.net/kairos/. Acesso em: jul. 2020.
INSTITUTO KAIRÓS; PISTELLI, R. S. S.; MASCARENHAS, T. S. Organização de Grupos de Consumo Responsável. Série: Caminhos para as práticas de consumo responsável. São Paulo, O Instituto, 2011. Disponível em: www.institutokairos.net. Acesso em: out. 2019.
JAROSZ, L. The city in the country: Growing alternative food networks in Metropolitan areas. Journal of rural studies, v. 24, n. 3, p. 231-244, 2008. https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2007.10.002
KISS, K.; RUSZKAI, C.; TAKÁCS-GYÖRGY, K. Examination of short supply chains based on circular economy and sustainability aspects. Resources, n. 4, p. 1–21, 2019. https://doi.org/10.3390/resources8040161
LABORATÓRIO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR (LACAF). Células de Consumidores Responsáveis. Disponível em: https://lacaf.paginas.ufsc.br/celulas-de-consumidores-responsaveis/. Acesso em: fev. 2022.
LAMINE, C. Settling shared uncertainties: Local partnerships between producers and consumers. Sociologia Ruralis, v. 45, n. 4, p. 324–345, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1467-9523.2005.00308.x
LAMINE, C.; GARÇON, L.; BRUNORI, G. Territorial agrifood systems: A Franco-Italian contribution to the debates over alternative food networks in rural areas. Journal of Rural Studies, v. 68, p. 159-170, 2019.https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2018.11.007
LIMA, D. M.; OLIVEIRA, A. L. R. Waste assessment in distribution and marketing logistics of horticultural products: evidence from Brazil. Revista de la Facultad de Ciencias Agrarias, v. 53, p. 207-219, 2021.https://doi.org/10.48162/rev.39.020
LOVATTO, A. B. et al. Relacionamento e fidelização entre agricultores e consumidores em grupos de venda direta de alimentos agroecológicos em Florianópolis-SC. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 59, 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.227676
MANCINI, M. C. et al. Alternative agri-food systems under a market agencements approach: The case of multifunctional farming activity in a peri-urban area. Environments, v. 8, n. 7, p. 61, 2021.https://doi.org/10.3390/environments8070061
MASTRONARDI, L. et al. Understanding consumer’s motivations and behaviour in alternative food networks. British food journal, v. 121, n. 9, p. 2102-2115, 2019. https://doi.org/10.1108/BFJ-01-2019-0032
MIRANDA, D. L. R. et al. Construção social de mercados orgânicos: o caso das Células de Consumidores Responsáveis em Florianópolis-SC. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 59, p. e220071, 2020.https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.220071
MURDOCH, J.; MARSDEN, T.; BANKS, J. Quality, nature, and embeddedness: Some theoretical considerations in the context of the food sector. In: The Rural. Routledge, 2017. p. 107-126.
OBBINENI, J. et al. Combining SWOT analysis and neutrosophic cognitive maps for multi-criteria decision making: a case study of organic agriculture in India. Soft Computing, p. 1-22, 2023. https://doi.org/10.1007/s00500-023-08097-w
ONU. Nações Unidas, Brasil. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2024. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil
PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, v. 18, p. 384-411, 2016.https://doi.org/10.1590/15174522-018004221
PICOLOTTO, E. L. Os atores da construção da categoria agricultura familiar no Brasil. Revista de economia e sociologia rural, v. 52, p. 63-84, 2014. https://doi.org/10.1590/S0103-20032014000600004
PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
POZELLI SABIO, R.; SPERS, E. E. Consumers' Expectations on Transparency of Sustainable Food Chains. Frontiers in Sustainable Food Systems, v. 6, p. 853692, 2022.https://doi.org/10.3389/fsufs.2022.853692
PREISS, P. V. As alianças alimentares colaborativas em uma perspectiva internacional: afetos, conhecimento incorporado e ativismo político. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural). Porto Alegre: UFRGS, 2017.
PREISS, P.; CHARÃO-MARQUES, F.; WISKERKE, J. SC. Fostering sustainable urban-rural linkages through local food supply: A transnational analysis of collaborative food alliances. Sustainability, v. 9, n. 7, p. 1155, 2017. https://doi.org/10.3390/su9071155
RECKINGER, R. Values-based territorial food networks: qualifying sustainable and ethical transitions of alternative food networks. Regions and Cohesion, v. 12, n. 3, p. 78-109, 2022. https://doi.org/10.3167/reco.2022.120305
RENTING, H.; MARSDEN, T.; BANKS, J. Compreendendo as redes alimentares alternativas: o papel de cadeias curtas de abastecimento de alimentos no desenvolvimento rural. Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 27-51, 2017.
SAMA, C. et al. Consumer preferences for foodstuffs produced in a socio-environmentally responsible manner: a threat to fair trade producers?. Ecological Economics, v. 150, p. 290-296, 2018.https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2018.04.031
SCHNEIDER, S. Mercados e agricultura familiar. Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural, v. 1, p. 93-140, 2016.
SINGER, P. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2002. Link: https://base.socioeco.org/docs/ecosolv2.pdf#page=4
SITAKER, M. et al. Evaluation of farm fresh food boxes: A hybrid alternative food network market innovation. Sustainability, v. 12, n. 24, p. 10406, 2020. https://doi.org/10.3390/su122410406
STRIJKER, D.; BOSWORTH, G.; BOUTER, G. Research methods in rural studies: Qualitative, quantitative and mixed methods. Journal of Rural Studies, v. 78, p. 262-270, 2020.https://doi.org/10.1016/j.jrurstud.2020.06.007
ZWART, T. A.; WERTHEIM-HECK, S. CO. Retailing local food through supermarkets: Cases from Belgium and the Netherlands. Journal of Cleaner Production, v. 300, p. 126948, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.126948
WAQUIL, P. D.; MIELE, M.; SCHULTZ, G. Mercados e comercialização de produtos agrícolas. Plageder, 2010.
WILKINSON, J. Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.