Políticas públicas de educação superior e desenvolvimento local: as transformações no município de Cachoeira/Ba após a implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i2.11655

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Políticas Públicas. Universidade. Recôncavo Baiano.

Resumo

Neste trabalho analisa-se a importância da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB no processo de desenvolvimento do município de Cachoeira. A UFRB é fruto de política pública nacional para a expansão do ensino superior no país, e, ao se materializar nos espaços, promoveu transformações, adaptações e requalificações, com resultados às vezes diversos dos planejados pelos formuladores da política, principalmente quando se trata de pequenas e médias cidades. O trabalho se utilizou de pesquisa bibliográfica, documental, eletrônica, visando compreender os reflexos da Universidade no município. Atualmente, as universidades exercem uma grande contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, e a UFRB tem grande relevância no atual contexto de dinamização econômica de Cachoeira, de valorização da cultura local e de disseminação do conhecimento. Desta forma, o artigo traz novas possibilidades de reflexão e de entendimento sobre a função e a atuação da UFRB no Recôncavo e sua contribuição ao desenvolvimento local, considerando que é de interesse da sociedade e dos gestores alcançarem efetividade com as ações realizadas, trazendo benefícios sociais para um maior número de pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Antonio Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
    Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras onde foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (de fevereiro/2012 a novembro/2014), sendo professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, onde leciona, também, no Curso de Especialização em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Regional. Graduado em Administração de Empresas (1977) e em Economia (1988), com mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) – área de concentração e linha de pesquisa Turismo. Conselheiro suplente do Conselho Regional de Economia 5ª Região nos períodos 2006-2008, 2012-2014 e 2015-2017. Membro do Observatório Estadual de Economia Criativa da Bahia – OBEC-BA. Membro do Grupo de Estudos de Economia Regional e Urbana – GERURB. Áreas de interesse: economia da cultura; economia criativa; teoria do desenvolvimento; governança, políticas públicas e desenvolvimento territorial; sistemas produtivos (clusters/APL/redes); cultura e criatividade na economia e no desenvolvimento; turismo e desenvolvimento; economia do turismo; dinâmica das organizações.
  • Ozana Rebouças Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
    Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007) e pós-graduada no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em desenvolvimento local, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação, Políticas públicas, Gestão e desenvolvimento local.

Downloads

Publicado

2019-05-03

Como Citar

Políticas públicas de educação superior e desenvolvimento local: as transformações no município de Cachoeira/Ba após a implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2019). Redes, 24(2), 209-232. https://doi.org/10.17058/redes.v24i2.11655