Implementação do sistema de prevenção “Communities That Care” em uma comunidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18972Palavras-chave:
Prevenção, Ciência da Implementação, Avaliação de Processo, Participação da ComunidadeResumo
Introdução: O Communities That Care (CTC) é um sistema preventivo comunitário que visa apoiar o desenvolvimento social saudável de crianças e adolescentes por meio da mobilização e capacitação de coalizões comunitárias para avaliar, planejar e implementar intervenções preventivas baseadas em evidências. O sistema está passando por um processo de adaptação cultural no Brasil, sendo denominado Comunidades que Cuidam (CQC). Objetivos: O objetivo deste artigo foi descrever o processo de implementação, avaliar a fidelidade do piloto do CQC e identificar as principais adaptações realizadas em suas duas primeiras fases, em uma comunidade de Santa Catarina. Método: Trata-se de uma pesquisa de avaliação da implementação, de abordagem qualitativa, com delineamento exploratório e descritivo. Os participantes foram selecionados por meio de amostragem não probabilística por conveniência. Para a coleta de dados, foram utilizados o checklist Milestones and Benchmarks do CQC e documentos produzidos entre 2020 e 2022. Foram realizadas análises descritivas dos dados coletados. Os resultados indicaram que a maioria das metas previstas foi concluída. Resultados: Quanto à fidelidade da implementação, verificou-se que os elementos centrais permaneceram preservados e que as principais adaptações culturais ocorreram na entrega dos treinamentos. Entre os desafios, destacaram-se o atraso na aplicação dos instrumentos previstos em função da pandemia de Covid-19, dificuldades na entrega dos treinamentos e a formação da coalizão comunitária. Conclusão: Apesar dessas barreiras, a adaptação cultural do sistema tem se mostrado uma iniciativa promissora para a constituição de uma alternativa consistente de prevenção comunitária no país.
Downloads
Referências
Abimanyi-Ochom, J., Rowland, B., Brennan, A., & Toumbourou, J. W. (2024). Australian Communities That Care (CTC) intervention: Evidence and lessons for reducing underage alcohol use. International Journal of Environmental Research and Public Health, 21(5), 11602060. https://doi.org/10.3390/ijerph21050555
Amato, L., Mitrova, Z., Davoli, M., Ferri, M., Burkhart, G., Bo, A., Costa, C., Axford, N., Kock, C., & Faggiano, F. (2017). Communities That Care (CTC): A comprehensive prevention approach for communities. European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction. https://www.emcdda.europa.eu/publications/papers/communities-that-care_en
Baima, L. S., & Guzzo, R. S. L. (2020). Psicologia comunitária e participação: Apontamentos históricos e considerações sobre o modelo do desenvolvimento comunitário. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 20(3), 993–1013. https://doi.org/10.12957/epp.2020.54362
Barry, M. M., Clarke, A. M., Petersen, I., & Jenkins, R. (Eds.). (2019). Implementing mental health promotion. Springer Nature.
Barrera, M., Berkel, C., & Castro, F. G. (2017). Directions for the advancement of culturally adapted preventive interventions: Local adaptations, engagement, and sustainability. Prevention Science, 18, 640–648. https://doi.org/10.1007/s11121-016-0705-9
Brady, S. S., Parker, C. J., Jeffries, E. F., Simpson, T., Brooke-Weiss, B. L., & Haggerty, K. P. (2018). Implementing the Communities That Care prevention system: Challenges, solutions, and opportunities in an urban setting. American Journal of Preventive Medicine, 55(5, Suppl. 1), S70–S81. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2018.05.019
Brown, E. C., Graham, J. W., Hawkins, J. D., Arthur, M. W., Baldwin, M. M., Oesterle, S., & Abbott, R. D. (2009). Design and analysis of the Community Youth Development Study longitudinal cohort sample. Evaluation Review, 33(4), 311–334. https://doi.org/10.1177/0193841X09337356
Brown, E. C., Hawkins, J. D., Arthur, M. W., Briney, J. S., & Abbott, R. D. (2007). Effects of Communities That Care on prevention services systems: Findings from the Community Youth Development Study at 1.5 years. Prevention Science, 8(3), 180–191. https://doi.org/10.1007/s11121-007-0068-3
Brown, E. C., Hawkins, J. D., Rhew, I. C., Shapiro, V. B., Abbott, R. D., Oesterle, S., & Catalano, R. F. (2014). Prevention system mediation of Communities That Care effects on youth outcomes. Prevention Science, 15(5), 623–632. https://doi.org/10.1007/s11121-013-0413-7
Brown, E. C., Montero-Zamora, P. A., Garcia, J. O., Aviles, K., Beaulieu, D., & Haggerty, K. P. (2021). Development and implementation of businesses that care in Zacatecas, Mexico. Prevention Science, 22(8), 1139–1149. https://doi.org/10.1007/s11121-021-01312-w
Brown, L. D., Chilenski, S. M., Ramos, R., Gallegos, N., & Feinberg, M. E. (2016). Community prevention coalition context and capacity assessment: Comparing the United States and Mexico. Health Education & Behavior, 43(2), 145–155. https://doi.org/10.1177/1090198115596165
Castro, F., & Yasui, M. (2017). Advances in EBI development for diverse populations: Towards a science of intervention adaptation. Prevention Science, 18, 623–629. https://doi.org/10.1007/s11121-017-0809-x
Center for Communities That Care. (2019). Communities That Care tools for community leaders: A guidebook for getting started. Recuperado de https://www.communitiesthatcare.net/wp-content/uploads/tools-for-community-leaders.pdf
Chu, J., & Leino, A. (2017). Advancement in the maturing science of cultural adaptations of evidence-based interventions. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 85(1), 45–57. https://doi.org/10.1037/ccp0000145
Conceição, A. C., et al. (2025). Implementação das metodologias de prevenção: Guia de ações para gestores (3ª ed.). Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD).
Creswell, J. W. (2021). A concise introduction to mixed methods research. SAGE Publications.
D’Tólis, P. O. A. (2018). Avaliação da adaptação cultural do Programa Elos – Construindo Coletivos (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193636
Drugnet Ireland. (2025). Communities That Care is being implemented in Ireland for the first time. Drugnet Ireland, 94. Health Research Board. Recuperado de https://www.drugsandalcohol.ie/40112/
Eisenberg, N., Brown, E., Pérez-Gómez, A., Mejía-Trujillo, J., Paredes-Aguilar, M., Cardozo-Macías, F., De Maipo, F., & Guttmannova, K. (2020). Community utilization of risk and protective factor data for prevention planning in Chile and Colombia. Health Promotion International. https://doi.org/10.1093/heapro/daaa075
Escoffery, C., Lebow-Skelley, E., Haardoerfer, R., Boing, E., Udelson, H., Wood, R., Hartman, M., Fernandez, M. E., & Mullen, P. D. (2018). A systematic review of adaptations of evidence-based public health interventions globally. Implementation Science, 13(1), 1–21. https://doi.org/10.1186/s13012-018-0815-9
Fagan, A. A., Bumbarger, B. K., Barth, R. P., Bradshaw, C. P., Cooper, B. R., Supplee, L. H., & Walker, D. K. (2019). Scaling up evidence-based interventions in US public systems to prevent behavioral health problems: Challenges and opportunities. Prevention Science, 20(8), 1147–1168. https://doi.org/10.1007/s11121-019-01048-8
Fagan, A. A., Hawkins, J. D., Farrington, D. P., & Catalano, R. F. (2019). Communities That Care: Building community engagement and capacity to prevent youth behavior problems. Oxford University Press.
Feinberg, M., Bontempo, D., & Greenberg, M. (2008). Predictors and level of sustainability of community prevention coalitions. American Journal of Preventive Medicine, 34(6), 495–501. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2008.01.030
Feinberg, M. E., & Greenberg, M. T. (2022). Communities That Care and community epidemiology: Data-driven prevention and coalition building. Prevention Science, 23(4), 623–635. https://doi.org/10.1007/s11121-022-01376-1
Ferreira-Junior, V., Valente, J. Y., Andreoni, S., & Sanchez, Z. M. (2023). Effectiveness of D.A.R.E./Keepin’ it REAL bullying prevention program among Brazilian students. Journal of Adolescence, 95, 311–321. https://doi.org/10.1002/jad.12115
Fixsen, D. L. (2025). Fidelity, not adaptation, is essential for implementation. Frontiers in Health Services, 5, 1575179. https://doi.org/10.3389/frhs.2025.1575179
Frandoloso, T. (2023). Avaliação da fidelidade do processo de implementação piloto do sistema de prevenção Comunidades que Cuidam (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257817
Franzoloso, T., Thurow, C., Gomes, G., & Schneider, D. (2024). Barriers and facilitators to implementing Communities That Care (CTC) in different countries. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.7-352
Gonçalves, M. A., & Portugal, F. T. (2016). Análise histórica da psicologia social comunitária no Brasil. Psicologia & Sociedade, 28(3), 562–571. https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n3p562
Hawkins, J. D., Brown, E. C., Oesterle, S., Arthur, M. W., Abbott, R. D., & Catalano, R. F. (2008). Early effects of Communities That Care on targeted risks and initiation of delinquent behavior and substance use. Journal of Adolescent Health, 43(1), 15–22. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2008.01.022
Hawkins, J. D., Oesterle, S., Brown, E. C., Abbott, R. D., & Catalano, R. F. (2014). Youth problem behaviors 8 years after implementing the Communities That Care prevention system: A community-randomized trial. JAMA Pediatrics, 168(2), 122–129. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2013.4009
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2019. IBGE. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2000). Censo demográfico: 2000. IBGE.
Jonkman, H. (2015). Communities That Care in Niedersachsen: Ergebnisse der Implementation von CTC in fünf Standorten (2013–2014). LPR.
Jonkman, H. B., Haggerty, K. P., Steketee, M., Fagan, A., Hanson, K., & Hawkins, J. D. (2009). Communities That Care, core elements and context: Research of implementation in two countries. Social Development Issues, 30(3), 42–57. Recuperado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2712284/pdf/nihms51349.pdf
Kemp, L. (2016). Adaptation and fidelity: A recipe analogy for achieving both in population scale implementation. Prevention Science, 17(4), 429–438. https://doi.org/10.1007/s11121-016-0642-7
Kingston, B. E. (2025). Effects of the Communities That Care (CTC) prevention system during the COVID-19 pandemic: Lessons from urban communities affected by violence. Journal of Community Psychology, 53(1), 45–62. https://doi.org/10.1007/s12103-025-09811-0
Kuklinski, M. R., Briney, J. S., Hawkins, J. D., & Catalano, R. F. (2021). Long-term impacts and benefit-cost analysis of the Communities That Care prevention system at age 23, 12 years after baseline. Prevention Science, 22(4), 437–450. https://doi.org/10.1007/s11121-020-01184-6
McDavid, J. C., Huse, I., & Hawthorn, L. R. (2018). Program evaluation and performance measurement: An introduction to practice. Sage.
Mejía-Trujillo, J., & Pérez-Gómez, A. (2023). Ten years of implementation of the preventive system Communities That Care in Colombia. Journal of Concurrent Disorders, 5(3), 67–83.
Mejía-Trujillo, J., Pérez-Gómez, A., & Reyes-Rodríguez, M. F. (2015). Implementación y adaptación en Colombia del sistema preventivo Communities That Care. Adicciones, 27(4), 253–264. https://doi.org/10.20882/adicciones.750
Murta, S. G., Leandro-França, C., Santos, K. B., & Polejack, L. (Eds.). (2015). Prevenção e promoção em saúde mental: Fundamentos, planejamento e estratégias de intervenção. Sinopsys.
Pedroso, R. T., Juhásová, M. B., & Hamann, E. M. (2019). A ciência baseada em evidências nas políticas públicas para reinvenção da prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, 23, e170566. https://doi.org/10.1590/Interface.170566
Pérez-Gómez, A., Mejía-Trujillo, J., Brown, E. C., & Eisenberg, N. (2016). Adaptation and implementation of a science-based prevention system in Colombia: Challenges and achievements. Journal of Community Psychology, 44(4), 538–545. https://doi.org/10.1002/jcop.21781
Quinby, R. K., Hanson, K., Brooke-Weiss, B., Arthur, M. W., Hawkins, J. D., & Fagan, A. A. (2008). Installing the Communities That Care prevention system: Implementation progress and fidelity in a randomized controlled trial. Journal of Community Psychology, 36(3), 313–332. https://doi.org/10.1002/jcop.20194
Rioseco, L. C. (2017). Revisión sistemática de la implementación del sistema Communities That Care en Chile [Unpublished work]. Fundación San Carlos del Maipo.
Röding, D., Galanti, M. R., Romelsjö, A., Engqvist, U., & Stenström, U. (2021). Study protocol: A non-randomised community trial to evaluate the effectiveness of the Communities That Care prevention system in Germany. BMC Public Health, 21(1), 1905. https://doi.org/10.1186/s12889-021-11935-x
Rowhani-Rahbar, A., Oesterle, S., Skinner, M. L., Haggerty, K. P., Fleming, C. B., & Catalano, R. F. (2023). Effect of the Communities That Care prevention system on adolescent handgun carrying: A community-randomized trial. JAMA Network Open, 6(3), e230412. https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2023.6699
Sanchez, Z. M., Valente, J. Y., Gusmões, J. D. P., Ferreira-Junior, V., Caetano, S. C., Cogo-Moreira, H., & Andreoni, S. (2021). Effectiveness of a school-based substance use prevention program taught by police officers in Brazil: Two cluster randomized controlled trials of the PROERD. International Journal of Drug Policy, 98, 103413. https://doi.org/10.1016/j.drugpo.2021.103413
Schneider, D. R., Thurow, C. F., Franzoloso, T., Silva, L. G. D., Silva, G. G., Santos, E. L. D., Domingues, L. P., Anjos, L. P. D., Lopes, F. M., & Noto, A. R. (2025). Methodological characteristics of evaluative studies of drug prevention programs in Brazil: Scoping review. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 33, e4578. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7709.4578
Sloboda, Z., & David, S. B. (2021). Commentary on the Culture of Prevention. Prevention Science, 22(1), 84–90.
Steketee, M., Oesterle, S., Jonkman, H., Hawkins, J. D., Haggerty, K. P., & Aussems, C. (2013). Transforming prevention systems in the United States and the Netherlands using Communities That Care. European Journal on Criminal Policy and Research, 19(2), 99–116. https://doi.org/10.1007/s10610-012-9194-y
Stockwell, T., Gruenewald, P., Toumbourou, J., & Loxley, W. (Eds.). (2005). Preventing harmful substance use: The evidence base for policy and practice. John Wiley & Sons.
Stirman, S. W. (2022). Implementing evidence-based mental-health treatments: Attending to training, fidelity, adaptation, and context. Current Directions in Psychological Science, 31(5), 436–442. https://doi.org/10.1177/09637214221109601
Thurow, C. F. (2024). Avaliação da prontidão comunitária no estudo piloto da adaptação cultural do sistema Comunidades que Cuidam no Brasil (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina.
Toumbourou, J. W., Rowland, B., Stockwell, T., & Livingston, M. (2024). Using effective community coalitions to prevent mental and behavioral disorders at a national scale: Lessons from Communities That Care. The Lancet Regional Health – Western Pacific, 40, 100835. https://doi.org/10.1016/j.mhp.2024.200322
Valente, J. Y., & Sanchez, Z. M. (2022). Short-term secondary effects of a school-based drug prevention program: Cluster-randomized controlled trial of the Brazilian version of DARE’s Keepin’ it REAL. Prevention Science, 23(1), 10–23. https://doi.org/10.1007/s11121-021-01277-w
World Health Organization. (2016). A guide to implementation research in the prevention and control of noncommunicable diseases. World Health Organization.
World Health Organization. (2021). Mental health atlas 2020. World Health Organization.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.