Morbimortalidade hospitalar por tuberculose pulmonar na Bahia e entre 2010 a 2014

Autores

  • Alana Oliveira Porto Universidade do Estado da Bahia
  • Carla Bianca de Matos Leal Universidade do Estado da Bahia
  • Clessiane de Brito Barbosa Universidade do Estado da Bahia
  • Marcela Andrade Rios Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.7697

Resumo

Justificativa e Objetivos: A tuberculose é uma doença milenar, porém ainda assim, é considerada um grave problema de saúde pública. Estima-se que um terço da população mundial esteja contaminada pelo bacilo, e destes 9,27 milhões adoecem e 2 milhões morrem por ano. Diante disso o presente estudo objetivou descrever os casos de internações por tuberculose pulmonar no estado da Bahia no período de 2010 a 2014. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo descritivo e transversal realizado com base em dados de morbimortalidade hospitalar por tuberculose pulmonar na Bahia, entre 2010 a 2014. Os dados foram obtidos por meio do Sistema de Informações Hospitalar (SIH), disponibilizados eletronicamente e consolidados no Departamento de Informática do Sistema de Único de Saúde (DATASUS). Resultados: Entre os anos estudados foram registrados no SIH/SUS 5.488 casos de internação por tuberculose pulmonar no Estado da Bahia, correspondendo a 0,16% dos casos de internação geral nesse período. A tuberculose pulmonar ocupa a primeira posição como causa de internação representando 90,6% (n=5.488) e a maioria das internações e óbitos prevaleceu na população masculina, faixa etária entre 30 a 59 anos e cor/raça ignorada. Conclusão: O presente estudo permitiu verificar que o perfil de hospitalizações e mortes decorrentes da tuberculose pulmonar na Bahia nos últimos dez anos, segue um padrão durante o período estudado e continuam elevados, porém os gastos oriundos destas internações foram discretamente minimizados possivelmente em consequência dos planos de saúde voltados para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alana Oliveira Porto, Universidade do Estado da Bahia
    Graduanda em Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII e integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde coletiva (GPISC).
  • Carla Bianca de Matos Leal, Universidade do Estado da Bahia
    Graduanda em Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII e integrante do grupo de pesquisa interdisciplinar em saúde coletiva (GPISC).
  • Clessiane de Brito Barbosa, Universidade do Estado da Bahia
    Graduanda em Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia Campus XII.
  • Marcela Andrade Rios, Universidade do Estado da Bahia
    Docente do Curso Bacharelado em Enfermagem na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DEDC XII. Mestre em Enfermagem e Saúde. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Saúde Coletiva (GPISC).

Downloads

Publicado

2017-08-17

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Morbimortalidade hospitalar por tuberculose pulmonar na Bahia e entre 2010 a 2014. (2017). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 7(3), 169-173. https://doi.org/10.17058/reci.v7i3.7697