Influência da insegurança alimentar no perfil socioeconômico e custos de vida.

Autores

  • Márcia Yane Girolometto Ribeiro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Karen Mello de Mattos Centro Universitário Franciscano
  • Adriane Cervi Blümke Centro Universitário Franciscano
  • Tereza Cristina Blasi Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.4703

Resumo

Justificativa e Objetivos: a realização desta pesquisa torna-se necessária, pois as mulheres estão mais suscetíveis à insegurança alimentar, quando comparadas aos homens, em consequência do acesso precário a renda. Considerando a importância da alimentação, condições socioeconômicas e acesso a atenção em saúde, esta pesquisa irá contribuir na qualidade de vida, levando em consideração que a insegurança alimentar poderá deteriorar o nível de bem-estar e ocasionar a incerteza sobre o abastecimento de alimentos. Com isso a presente pesquisa objetiva verificar a relação entre a insegurança alimentar e o perfil socioeconômico de mulheres atendidas na atenção primária à saúde de Santa Maria/RS, bem como verificar os custos de vida. Métodos: pesquisa quantitativa descritiva com coleta de dados primários, realizada com mulheres adultas e idosas atendidas na atenção primária de Santa Maria/RS. A coleta de dados ocorreu no período de março a abril de 2013. Entrevista por meio de questionário elaborado pela pesquisadora e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Resultados: participaram 100 mulheres com faixa etária de 19 a 77 anos, com média de idade de 44,13 (±16,33) anos. O estado civil prevalente foi união estável com 55% e a profissão do lar 31%. O maior custo foi alimentação com 79%. Conclusão: Apesar dos anos de estudo ser igual ou maior a oito anos pode ser observado presença da insegurança alimentar leve. Descritores: Renda Familiar. Mulheres. Escolaridade. Estado Civil. Vulnerabilidade social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Yane Girolometto Ribeiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
    Nutricionista. Especialização em andamento em Avaliação em Serviço de Saúde (UFCSPA).
  • Karen Mello de Mattos, Centro Universitário Franciscano
    Nutricionista. Doutoranda em Gerontologia Biomédica (PUCRS). Mestre em Saúde Coletiva pela (ULBRA/Canoas). Orientadora. Docente dos Cursos de Nutrição e Enfermagem do Centro Universitário Franciscano.
  • Adriane Cervi Blümke, Centro Universitário Franciscano
    Nutricionista. Doutoranda em Ciências Sociais (UNISINOS). Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano.
  • Tereza Cristina Blasi, Centro Universitário Franciscano
    Nutricionista. Mestre em Tecnologia dos Alimentos. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

2015-01-04

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Influência da insegurança alimentar no perfil socioeconômico e custos de vida. (2015). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 5(1), 01-05. https://doi.org/10.17058/reci.v5i1.4703