Conhecimento de consumidores idosos sobre rotulagem de alimentos.

Autores

  • Claudiane Nascimento
  • Suziane Maria Marques Raupp Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Rita Timmers Townsend Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Guilherme A Balsan Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Vanessa Minossi Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4064

Resumo

Justificativa e Objetivo: A compreensão da rotulagem nutricional pode ser um meio eficaz para auxiliar os consumidores a fazerem escolhas alimentares saudáveis. Porém, a leitura dos rótulos precisa ser melhor avaliada para que se torne mais compreensível principalmente entre os idosos. O objetivo deste estudo é avaliar o conhecimento dos consumidores idosos a respeito dos rótulos de alimentos industrializados. Métodos: estudo transversal com 96 idosos frequentadores do programa de atividades do Parque Ararigbóia, de Porto Alegre/RS. Realizou-se a pesquisa através de um questionário estruturado. Foi realizada análise descritiva dos dados. Resultados: A maioria dos entrevistados costumava ler (86%) as informações contidas nos rótulos dos produtos, principalmente a data de validade (88%), mas consideram as informações de difícil leitura (82%) e não tinham o hábito de seguir as orientações presentes nos rótulos (64%). Conclusão: verifica-se a necessidade de promover ações educativas que permitam o entendimento das informações para que possa contribuir na escolha de uma alimentação adequada através da rotulagem de alimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudiane Nascimento
    Nutricionista formada pelo Centro Metodista IPA
  • Suziane Maria Marques Raupp, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
    Especialista e Mestre em Odontopediatria pela ULBRA. Doutoranda em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia Porto Alegre/RS. Docente do Curso de Odontologia UNISC. Cirurgiâ-dentista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Rita Timmers Townsend, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
    Mestranda em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia Porto Alegre/RS. Enfermeira formada pela Unisinos.Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
  • Guilherme A Balsan, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
    Mestre em Engenharia de Alimentos pela URI – Campus de Erechim – RS Doutorando em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia Porto Alegre/RS. Biomédico formPrograma de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.ado pela Universidade de Cruz Alta.
  • Vanessa Minossi, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.
    Nutricionista formada pelo Centro Metodista IPA. Mestranda em Ciências da Saúde: Cardiologia no Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia, Instituto de Cardiologia / Fundação Universitária de Cardiologia, Porto Alegre/RS.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Conhecimento de consumidores idosos sobre rotulagem de alimentos. (2013). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(4), 144-147. https://doi.org/10.17058/reci.v3i4.4064