Avaliação do Sistema de Informações Hospitalares como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Brasil, 1998-2005

Autores

  • Erika Valeska Rossetto Ministério da Saúde.
  • George Santiago Dimech Ministério da Saúde.
  • Rui Moreira Braz Ministério da Saúde.
  • José Lázaro de Brito Ladislau Norte Energia S.A.
  • Wildo Navegantes de Araújo Faculdade UnB Ceilândia. Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i2.3390

Resumo

Justificativa e Objetivos: O Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) é um sistema voltado para o gerenciamento de ambientes hospitalares. O objetivo deste trabalho foi avaliar o SIH/SUS como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Método: Realizou-se a análise dos registros de internações por malária no SIH/SUS, na Amazônia Legal, no período de 01 de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2005. A avaliação foi baseada no Updated Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems do Centers for Disease Control and Prevention. Resultados: As internações por malária representavam 0,98% (118.775) do total das internações da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), por local de residência, na Amazônia Legal, sendo 41% (48.674) por malária não especificada (NE). Foram registrados 150 óbitos, sendo 100% por malária NE. A curva da taxa de internação é descendente, sendo de 0,96% em 1998, 0,60% em 2000 e 0,46% em 2005. As internações por malária NE custaram R$ 7.595.701,36 ao SUS. Conclusão: O conjunto dos resultados das avaliações dos atributos e a resposta que o sistema fornece para a efetiva vigilância do agravo tornam o sistema útil. Deve-se estabelecer uma rotina de exploração deste sistema como fonte de informação nos serviços de vigilância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erika Valeska Rossetto, Ministério da Saúde.
    1-Mestranda do programa de pós-graduação em Medicina Tropical, área de concentração Doenças Tropicais e Saúde Internacional. Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Universidade de São Paulo. 2- Egressa do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços dos SUS (EPISUS). Coordenação-Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR). Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT). Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Ministério da Saúde (MS).
  • George Santiago Dimech, Ministério da Saúde.
    Unidade Técnica do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS. Coordenação-Geral de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CGVR). Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT). Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Ministério da Saúde (MS).
  • Rui Moreira Braz, Ministério da Saúde.
    Coordenação-Geral de Monitoramento e Avaliação (CGMA). Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS). Secretaria Executiva. Ministério da Saúde.
  • José Lázaro de Brito Ladislau, Norte Energia S.A.
    Gerente de Saúde Pública.
  • Wildo Navegantes de Araújo, Faculdade UnB Ceilândia. Universidade de Brasília.
    Professor Adjunto de Epidemiologia. Colegiado de Saúde Coletiva. Faculdade UnB Ceilândia. Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-04-05

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Avaliação do Sistema de Informações Hospitalares como instrumento para vigilância da malária na Amazônia Legal. Brasil, 1998-2005. (2013). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(2), 50-55. https://doi.org/10.17058/reci.v3i2.3390