COVID-19 em Jundiaí/SP: dinâmica temporal das notificações e análise espacial da prevalência soroepidemiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v11i2.15903

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus, Epidemiologia, Saúde Pública, Estudos Transversais

Resumo

Justificativa e Objetivo: A pandemia pela COVID-19 trouxe um cenário desafiador para a saúde pública em todo o mundo, devido ao pouco conhecimento sobre a infecção e seu aumento exponencial. O objetivo é analisar a tendência temporal e a distribuição espacial dos casos positivos para COVID-19 no município de Jundiaí/SP, Brasil, bem como sua correlação com a renda e densidade populacional dos bairros. Método: Estudo transversal, conduzido no período de fevereiro a junho de 2020. Os dados foram obtidos a partir dos casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica e por levantamento soroepidemiológico realizado em duas etapas: 1) com usuários sintomáticos para Síndrome Respiratória Aguda Grave que buscaram atendimento nas Unidades de Saúde; 2) amostragem probabilística dos domicílios. Realizou-se análise da série temporal dos casos confirmados pela Vigilância Epidemiológica e foram elaborados mapas com a densidade de Kernel e Índice de Moran Local (p<0,05) dos casos diagnosticados no levantamento soroepidemiológico. Resultados: houve aumento do número de casos no período estudado (2,35%), bem como distribuição heterogênea ao longo do território, com concentração em regiões periféricas do município. Houve autocorrelação espacial fraca entre média da renda per capita (I = 0.11; valor de p < 0,001) e densidade populacional por bairros (I = 0.05; valor de p = 0,03). Conclusão: A análise do comportamento da infecção no tempo e espaço podem contribuir com ações de enfrentamento com base nas necessidades locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Matteussi Lino, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
    Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil
  • Carla Fabiana Tenani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
    Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil
  • Marília Jesus Batista, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
    Departamento de Saúde Coletiva Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil

Publicado

2021-10-03

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

COVID-19 em Jundiaí/SP: dinâmica temporal das notificações e análise espacial da prevalência soroepidemiológica. (2021). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 11(2). https://doi.org/10.17058/reci.v11i2.15903