Perfil da leishmaniose cutânea americana na Amazônia Sul-Ocidental brasileira: uma abordagem multivariada

Autores

  • Mateus Duarte Ribeiro Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Universidade de Franca
  • Antonio Sergio Ferraudo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, SP
  • Mônica de Andrade Universidade de Franca, Franca, SP

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11494

Resumo

Justificativa e Objetivos: A Leishmaniose Cutânea Americana (LCA) é uma doença de cadeia de transmissão complexa sujeita a diversos determinantes, em uma mesma região. Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento e determinar o perfil epidemiológico da LCA em uma região da Amazônia Sul-ocidental utilizando técnicas de análises multivariadas. Métodos: Utilizou-se as informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 2001 a 2010,para o estado do Acre e técnicas de análises de agrupamento hierárquico e de componentes principais.Resultados: Foram analisados um total de 10.984 casos de LCA e discriminados três grupos. O primeiro grupo se destacou por apresentar maior porcentagem de indivíduos do sexo feminino, com predominância da forma clínica mucosa, idade até 20 anos, que residiam e trabalhavam em áreas rurais e florestais; o segundo grupo foi discriminado por agrupar indivíduos do sexo masculino, com forma clínica cutânea, idade superior a 40 anos de idade, que residiam e trabalhavam em áreas urbanas; o terceiro grupo foi constituído por indivíduos do sexo masculino, forma clínica cutânea, idades entre 20 e 40 anos, que residiam e trabalhavam em áreas rurais. Conclusão: Há evidências que para cada tipo de transmissão de LCA florestal, urbano e rural, exista um perfil epidemiológico correspondente e as técnicas de análises multivariadas foram eficientes em destacar o comportamento da LCA relacionando-os ao perfil dos indivíduos acometidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Sergio Ferraudo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, SP
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Jaboticabal, SP, Brasil.
  • Mônica de Andrade, Universidade de Franca, Franca, SP
    Universidade de Franca, Programa de Promoção de Saúde, Franca, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Perfil da leishmaniose cutânea americana na Amazônia Sul-Ocidental brasileira: uma abordagem multivariada. (2018). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(4), 401-408. https://doi.org/10.17058/reci.v8i4.11494