Análise do nível de informação da equipe de enfermagem sobre eventos adversos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v8i2.11489

Resumo

Justificativa e Objetivo: Este estudo se insere no campo da avaliação do conhecimento, envolvendo em específico os profissionais de Enfermagem e a ocorrência de efeitos adversos, podendo consistir em um agravo evitável. Desta forma, o objetivo foi analisar o nível de informação da equipe de enfermagem sobre os eventos adversos em uma Unidade de Terapia Intensiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital estadual do interior de Pernambuco, com 27 integrantes da equipe de Enfermagem. A coleta foi realizada no período de julho de 2013 por meio de um questionário e os dados foram analisados no software Epi-Info 3.5. Resultados: Houve predominância de 63% com conhecimento pleno em relação à definição de eventos adversos; 63% relataram não haver formulário próprio para notificação de eventos adversos; 55,6% informam que não existe um programa de qualidade do cuidado e 70,4% desconhecem a existência de publicação periódica dos indicadores de qualidade do cuidado no serviço. Conclusão: Possuir conhecimento sobre os eventos adversos não elimina os riscos de ocorrência; questões estruturais e relacionadas ao cuidado com o paciente favorecem a incidência de eventos adversos, acentuada pelo fato da não identificar riscos e de não promover atividades preventivas e educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wislaynne Stwart Bezerra Alves, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
    Professora do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória
  • Marília Gabrielle Santos Nunes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
    Professora do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória
  • Viviane de Araujo Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
    Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória(CAV).
  • José Jairo Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
    Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória/UFPE/CAV. Vitória de Santo Antão (PE), Brasil. E-mail:

Downloads

Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Análise do nível de informação da equipe de enfermagem sobre eventos adversos. (2018). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 8(2), 159-164. https://doi.org/10.17058/reci.v8i2.11489