O LÍDER CARISMÁTICO E A RUPTURA DEMOCRÁTICA. O ENFRAQUECIMENTO DA DEMOCRACIA EM FACE DA FIGURA DO POPULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi71.18672

Resumo

A crescente ascensão de líderes populistas nas sociedades democráticas do ocidente tem despertado a atenção da comunidade jurídica ante o seu aspecto autoritário. O líder populista tem promovido uma corrosão nas instituições democráticas, enfraquecendo-as e promovendo a polaridade. O populismo dos Estados liberais tem se afastado da boa política e extenuado o desenvolvimento sadio do constitucionalismo. A liderança que surge no Estado democrático de Direito se distancia da ideia de dominação weberiana e encontra no populismo a maneira de subverter a democracia por meio de anseios populacionais que jaziam sem resposta. Face a isso, tem-se, na presente pesquisa, a pretensão de responder se o líder carismático, sob o viés do populismo, é uma das causas do enfraquecimento da democracia nas sociedades liberais do século XXI. Para tanto, utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica, com caráter exploratório e do método dedutivo, a fim de explorar conceitos predefinidos que sejam condizentes com o objetivo proposto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ramon Gabriel Conti, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

    Mestrando Bolsista PROSUP/CAPES em Direitos Fundamentais e Democracia do Programa de Pós-Graduação em Direito UNIBRASIL. Advogado .

  • Marcos Augusto Maliska, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL

    Doutor em Direito Constitucional. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Fundamentais e Democracia do UniBrasil – Centro Universitário. Procurador Federal.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O LÍDER CARISMÁTICO E A RUPTURA DEMOCRÁTICA. O ENFRAQUECIMENTO DA DEMOCRACIA EM FACE DA FIGURA DO POPULISTA. (2024). Revista Do Direito, 71, 22-46. https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi71.18672