COMUNIDADES DE PRÁTICA E A "PARTICIPAÇÃO PERIFÉRICA LEGÍTIMA"

DESAFIOS DE APRENDIZAGEM DEMOCRÁTICA PARA GOVERNANÇA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi72.18117

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer uma discussão teórica, conceitual e normativa sobre as comunidades de práticas e a gestão de conhecimento, como um desafio da democratização, da participação institucional e social na governança pública. Para tanto, procurou-se de modo específico responder o que são e quais objetivos das comunidades de práticas correlacionando-as a corrente da Participação Periférica Legítima. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica exploratória por método hermenêutico. Nos resultados, foi possível concluir que as comunidades de práticas surgem quando o cânone institucional – ou seja, os manuais, as normas e os treinamentos formalmente instituídos – mostram-se insuficiente, inadequados ou inexistentes e que o objetivo desses grupos é aprofundar conhecimentos e experiências em torno de uma área de domínio comum.

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Biografia do Autor

  • Kolmar Kafran França de Vasconcelos, Instituto Federal da Paraíba

    Servidor do Instituto Federal da Paraíba, atualmente trabalha no Ministério da Economia, com pesquisa e análise de dados na Secretaria de Gestão de Pessoas. Discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGP/UFRN. Bacharel em Administração com pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e Mestre em Gestão Pública.

  • Aline Virginia Medeiros Nelson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (Departamento de Administração Pública e Gestão Social). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Atualmente é professora adjunta vinculada ao Departamento de Administração Pública e Gestão Social - DAPGS/UFRN e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública -PPGP/UFRN.

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Publicado

2024-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMUNIDADES DE PRÁTICA E A "PARTICIPAÇÃO PERIFÉRICA LEGÍTIMA": DESAFIOS DE APRENDIZAGEM DEMOCRÁTICA PARA GOVERNANÇA PÚBLICA. (2024). Revista Do Direito, 72, 44-63. https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi72.18117