A FUNÇÃO DO ENSINO JURÍDICO PARA A FORMAÇÃO DO JURISTA DO SÉCULO XXI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i63.15275Palabras clave:
Ensino jurídico, Habilidades do Século XXI, Inteligências Múltiplas, Líderes que Transformam, Relato de Experiência.Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar as habilidades necessárias para a formação de advogados no século XXI e apresentar tendências e diretrizes às lacunas do ensino jurídico nessa conjectura. Investigou-se, de forma crítica, a teoria de Howard Gardner acerca das inteligências múltiplas e a importância do ensino interdisciplinar para o desenvolvimento da criatividade e inovação no mercado de trabalho. Analisou-se como instituições de ensino superior como a IE University, Harvard, Stanford e a Fundação Getúlio Vargas Direito São Paulo estão integrando a dinamicidade do mercado jurídico às matrizes curriculares das graduações de seus cursos de direito. Verificou-se o comportamento dos escritórios jurídicos brasileiros frente às inovações tecnológicas e as mudanças que o mercado vivencia no século XXI com base em dados levantados pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito São Paulo, conectando os indicadores aos desafios do ensino jurídico contemporâneo. Ao fim, conclui-se que a educação precisa ser pensada fora do modelo padronizado de ensino, valorizando inovações no espaço jurídico e viabilizando a criação de projetos de impacto. Apresenta-se, então, o programa Líderes que Transformam, implementado pela Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, um modelo curricular orientado à resolução de problemas reais por meio da apresentação de ações, projetos ou produtos, tendo como meio o desenvolvimento de competências. Acredita-se que os egressos deste modelo educacional, além de estarem preparados para ingressar e ascender profissionalmente no mercado de trabalho frente aos desafios do contexto atual, responderão às demandas sociais, atuando como cidadãos globais e lideranças em suas comunidades.Descargas
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Publicado
2021-08-19
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Artigos Originais
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A FUNÇÃO DO ENSINO JURÍDICO PARA A FORMAÇÃO DO JURISTA DO SÉCULO XXI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2021). Revista Do Direito, 63, 62-78. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i63.15275