Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas

Autores/as

  • João Pedro Schmidt Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12688

Palabras clave:

políticas públicas, ciclo das políticas, agentes políticos, abordagens teóricas

Resumen

O artigo apresenta, com base em revisão bibliográfica, elementos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas para o estudo das políticas públicas com base na literatura da ciência política. Após situar histórica e socialmente a análise de políticas, é exposto o conceito de política pública enquanto resposta do poder público a um problema político, seguido de um elenco das principais tipologias. No que concerne à metodologia dos estudos de políticas, sustenta que a abordagem dos ciclos (fases) continua sendo central nas investigações da área, especialmente pela sua compatibilidade com diferentes perspectivas teóricas, e realça a importância de considerar os agentes envolvidos na política e os recursos de poder de cada qual. Por fim, sumariza sete abordagens teóricas influentes no estudo das políticas. A premissa básica reiterada ao longo do texto é que as politicas públicas só podem ser devidamente compreendidas à luz do contexto mais amplo da política.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • João Pedro Schmidt, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Professor do Departamento de Ciências Humanas da UNISC, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado pela The George Washington University, EUA.

Publicado

2018-09-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Para estudar políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. (2018). Revista Do Direito, 56, 119-149. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12688