A qualidade do ensino jurídico no Brasil: algumas transformações necessárias

Autores

  • Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Eveline Gonçalves Denardi Escola Paulista de Direito (EPD).

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12289

Resumo

Este estudo permite perceber que ensinar o Direito não constitui, meramente, repetir teorias. A função básica do educador é discutir a sua realidade e a de seus educandos para distinguir caminhos para a constituição de um Direito que promova a verdade e a justiça. Não há detrimento da qualidade só por aumentar o número de vagas. A questão é mais profunda e antiga. Está no modo como a metodologia é aplicada.

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Biografia do Autor

  • Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico (Mestrado e Doutorado) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Doutorando em Direito pela Universidad de Salamanca. Doutor em Direito pela PUC-SP. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE).
  • Eveline Gonçalves Denardi, Escola Paulista de Direito (EPD).
    Professora da pós-graduação (mestrado) na Escola Paulista de Direito (EPD), na disciplina Metodologia de Pesquisa e Ensino do Direito. Doutora (2012) e Mestre (2007) em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Jornalismo (1998) e Direito (2004) pela PUC-SP. Pesquisadora do CNPq pelo Núcleo Dignidade Humana e Garantias Fundamentais na Democracia, da Faculdade de Direito da PUC-SP. Coordenadora do editorial jurídico na Editora Saraiva/Somos Educação.

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Publicado

2018-09-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A qualidade do ensino jurídico no Brasil: algumas transformações necessárias. (2018). Revista Do Direito, 56, 106-118. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.12289