v. 13 n. 1 (2007)

Publicado: 2007-12-12

Editorial

  • Editorial

    Olgário Paulo Vogt, Wanderléia Elizabeth Brinckmann
    5
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.108

Artigos

  • LA TERRITORIALIDAD DE LA FAMILIA EN LA CONSTRUCCIÓN DE CIUDADANÍA DEMOCRÁTICA

    Maria Teresa Ayllón Trujillo
    7-42
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.109
  • CUBA ASPECTOS AMBIENTALES Y SOCIO – ECONÓMICOS

    Eladio Pedro Alonso
    43-64
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.110
  • A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENTRE 1934 e 1956

    Diogo Silva Roiz
    65-104
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.111
  • PRÁTICAS DO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO SENSÌVEL

    Edson Soares Fialho
    105-123
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.112
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: DA ESCOLA PARA ÍNDIOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS

    Maria Aparecida Bergamaschi, Rosa Helena Silva
    124-150
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.113
  • O ENSINO DE HISTÓRIA E O PRESENTE

    Nilton Mullet Pereira
    151-166
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.114
  • LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL: RIO, LAGO, LAGOA, LAGUNA

    Sonia Rejane Farion
    167-186
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.115
  • PROPOSTAS DE AÇÕES DOCENTES E A SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA

    cesar Daniel Rolim
    187-204
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.116
  • SUPERANDO A EDUCAÇÃO BANCÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

    Erika Collischonn
    205-228
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.117
  • A REVOLUÇÃO RUSSA ATRAVÉS DA REVOLUÇÃO DOS BICHOS

    Olgário Paulo Vogt
    229-249
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.107
  • ROMPENDO OS MUROS DA SALA DE AULA: O TRABALHO DE CAMPO NA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

    Ani Maria Braun
    250-272
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.118
  • O USO DO PORTFÓLIO EDUCACIONAL NA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO DE HISTÓRIA

    Nadir Emma Helfer
    273-282
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.131
  • A PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA

    Geovane Puntel
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.130
  • DA BIOGRAFIA AO CONTEXTO: FREDERICO WESTPHALEN

    Jussara Jacomeli
    299-324
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.132
  • APRENDIZAGEM OU CONHECIMENTO EM AULA DE HISTÓRIA?

    Suzana Zazlavsky
    325-338
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.129

Resenhas

  • A TEORIA DA HISTÓRIA NO BRASIL: A CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO DE ESTUDOS

    Diogo da Silva Roiz
    339-344
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.128