Ler para aprender: a prática de leitura da professora alfabetizadora

Autores

  • Simone Bueno Borges da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.24

Palavras-chave:

Leitura. Formação de professores. Texto. Gêneros do discurso.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir a prática de leitura de textos acadêmicos desenvolvida por uma professora alfabetizadora, que tinha como objetivo compreender conceitos lingüísticos apresentados nos PCNs de Língua Portuguesa para os primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Nosso enfoque toma como ponto de partida os estudos do letramento e a concepção de leitura como prática social e como atividade de construção de sentidos. Entendemos a leitura também como um importante instrumento para a contínua formação docente. Os dados que apresentaremos estão centrados na leitura de dois textos que conceituam respectivamente texto e gêneros do discurso, quais sejam: "O texto: construção de sentidos" (Koch, 1997) e "Os gêneros do discurso" (Bakhtin, 2000). As práticas de leitura aqui em foco foram propostas a partir da incompreensão da definição conceitual de texto e gêneros do discurso nos PCNs.

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Publicado

2007-01-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ler para aprender: a prática de leitura da professora alfabetizadora. (2007). Signo, 32(52), 62-70. https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.24