Ensino de língua inglesa voltado às ciências da saúde: uma revisão de escopo

Autores

  • William Kirsch UFCSPA
  • Simone Sarmento UFRGS
  • Beatriz Coelho UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20504

Palavras-chave:

Ciências da saúde, Inglês para fins Acadêmicos, Inglês para fins Específicos

Resumo

O ensino da língua inglesa no contexto das Ciências da Saúde tem sido abordado por diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Este artigo apresenta uma revisão de escopo cujo objetivo é mapear a produção científica recente sobre o ensino e a aprendizagem do inglês para fins acadêmicos e profissionais na formação de estudantes universitários da área da saúde. Adotou-se uma metodologia de busca sistemática em seis bases de dados (SCIELO, ERIC, Web of Science, PUBMED, SCOPUS e TAYLOR), resultando na seleção de 36 artigos publicados entre 2015 e 2024. Os dados foram organizados e analisados com base em critérios quantitativos e qualitativos. Os resultados revelaram a predominância de publicações oriundas de países da semiperiferia, com concentração em cursos de Medicina e forte uso do inglês como língua de publicação. As temáticas recorrentes envolveram o uso de tecnologias digitais, estratégias de escrita acadêmica, produção de materiais didáticos e inovações pedagógicas como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. Conclui-se que o campo carece que há, no campo, uma diversidade epistemológica, metodológica e terminológica, e que este carece de investigações mais diversificadas para além da área da medicina, bem como de mais trabalhos de síntese de literatura focando em sua descrição e sistematização. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Sarmento, UFRGS

    Simone Sarmento é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista de produtividade em pesquisa (PQ 1D) do CNPq. É doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela UFRGS e também mestre em Linguística pela Lancaster University (bolsa Hornby-British Council). Realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia (bolsa da CAPES), na Northern Arizona University (bolsa do CNPq) e, atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no LAEL da PUC-SP (bolsa do CNPq). Foi também professora visitante na Universidade de Lisboa. Exerceu cargos como a vice-presidência do Programa Idiomas sem Fronteiras (MEC), a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e a presidência da Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul (APIRS). É editora de seção da revista DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada e atua como parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Seus principais interesses de pesquisa são nas áreas de Internacionalização da Educação Superior, Linguística de Corpus, Inglês como Meio de Instrução (EMI), Inglês para Fins Acadêmicos (EAP), Políticas Linguísticas Educacionais e Formação de Professores.

  • Beatriz Coelho , UFCSPA

    Acadêmica do quinto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Monitora da disciplina de Patologia Geral do curso de Medicina na UFCSPA. Participante da Diretoria da Liga de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS). Ministrante no Curso de Extensão Oficina de Anatomia e Fisiologia para Professores da Rede Escolar Pública promovido pela UFCSPA. Aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Imunoterapia pela UFCSPA. 

Referências

AMMON, Ulrich. Language Planning for International Scientific Communication: An Overview of Questions and Political Solutions. Current Issues in Language Planning, v. 7, n. 1, p. 1-30. 2006.

ARANI, Jafar Asgari. Skill-based medical English teaching in a corporate environment. International Journal of Advanced Corporate Learning (iJAC), v. 8, n. 1, p. 12–15, 2015.

BENNETT, Karen. The political economy of academic discourses: identity and agency. Language and Intercultural Communication, v. 14, n. 1, p. 42–57, 2014.

CANAGARAJAH, Suresh. A geopolitics of academic writing. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2002.

CARKIN, S. English for academic purposes. In: E. HINKEL (ed.), Handbook of research in second language teaching and learning. Mahwah, Lawrence Erlbaum Associates, p. 85-98. 2005.

CHARLES, M. English for academic purposes. In: B. PALTRIDGE; S. STARFIELD (eds.), The Handbook of English for Specific Purposes. Chichester, Wiley-Blackwell Publishing Ltd, p. 137-154. 2013. https://doi.org/10.1002/9781118339855.ch7.

CHONG, Sin Wang; PLONSKY, Luke. Synthesis methods and reporting tool (SMART) for research syntheses in applied linguistics. Studies in Second Language Learning and Teaching, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 1–25, 2025.

CHONG, Sin Wang; REINDERS, Hayo. Autonomy of English language learners: a scoping review of research and practice. Language Teaching Research, v. 27, n. 4, p. 483–510, 2022.

DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M.J. Developments in english for specific purposes. 1ª ed., Cambridge, Cambridge University Press, 301 p. 1998.

FLOWERDEW, John. English for specific academic purposes (ESAP) writing: making the case. Writing and Pedagogy, v. 8, n. 1, p. 5–32, 2016.

FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. Issues in EAP: a preliminary perspective. In: J. FLOWERDEW; M. PEACOCK (orgs.), Research perspectives on English for academic purposes. Cambridge, Cambridge University Press, p. 8-24. 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524766.004.

HYLAND, Ken. Second language writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

HYLAND, K.; HAMP-LYONS, L. EAP: issues and directions. Journal of English for Academic Purposes, 1(1):1-12. 2002. https://doi.org/10.1016/S1475-1585(02)00002-4.

JANKS, Hilary. "The access paradox." English in Australia 139 (2004): 33-42.

KHANDAY, Sumbl Ahmad; KHANAM, Deeba. The research design. Journal of Critical Reviews, v. 6, n. 3, p. 367–373, fev. 2023.

KLEMP, Ronald M. Academic literacy: making students content learners. Great Source Professional Articles, p. 6–8, 2004.

LIU, Qing; BROWN, Douglas. Methodological synthesis of research on the effectiveness of corrective feedback in L₂ writing. Journal of Second Language Writing, v. 30, p. 66–81, 2015.

MARYANI, Maryani; ARROYYANI, Risa. Situational Syllabus in Vocabulary English for Nursing Book: Occupational Purposes. Acitya: Journal of Teaching and Education, 2024, 6.1: 34-52.

MONTGOMERY, S. L. Does science need a global language? English and the future of research. Chicago, IL: University of Chicago Press. 2013.

PAQUOT, Maud; PLONSKY, Luke. L2 grammatical development: a meta‐analysis of effect sizes, variability, and study characteristics. Language Learning, v. 67, n. S1, p. 76–117, 2017.

SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3. ed. Los Angeles: SAGE Publications, 2016.

STÖTZER, Andrea; BAGYURA, Márton; FARKAS, Éva. Self-appointed and Self-taught? Professional Characteristics and Challenges of LSP Teachers in Hungary. English Teaching & Learning, 2025, 1-27.

VAN PARIJS, Philippe. Linguistic justice for Europe and for the world. Oxford: Oxford University Press, 2007.

VIANA, Vander; BOCORNY, Ana; SARMENTO, Simone. Teaching English for specific purposes. Alexandria: TESOL Press, 2018.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Ensino de língua inglesa voltado às ciências da saúde: uma revisão de escopo. (2025). Signo, 50(99), 153-174. https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20504