Ensino de língua inglesa voltado às ciências da saúde: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20504Palavras-chave:
Ciências da saúde, Inglês para fins Acadêmicos, Inglês para fins EspecíficosResumo
O ensino da língua inglesa no contexto das Ciências da Saúde tem sido abordado por diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Este artigo apresenta uma revisão de escopo cujo objetivo é mapear a produção científica recente sobre o ensino e a aprendizagem do inglês para fins acadêmicos e profissionais na formação de estudantes universitários da área da saúde. Adotou-se uma metodologia de busca sistemática em seis bases de dados (SCIELO, ERIC, Web of Science, PUBMED, SCOPUS e TAYLOR), resultando na seleção de 36 artigos publicados entre 2015 e 2024. Os dados foram organizados e analisados com base em critérios quantitativos e qualitativos. Os resultados revelaram a predominância de publicações oriundas de países da semiperiferia, com concentração em cursos de Medicina e forte uso do inglês como língua de publicação. As temáticas recorrentes envolveram o uso de tecnologias digitais, estratégias de escrita acadêmica, produção de materiais didáticos e inovações pedagógicas como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. Conclui-se que o campo carece que há, no campo, uma diversidade epistemológica, metodológica e terminológica, e que este carece de investigações mais diversificadas para além da área da medicina, bem como de mais trabalhos de síntese de literatura focando em sua descrição e sistematização.
Downloads
Referências
AMMON, Ulrich. Language Planning for International Scientific Communication: An Overview of Questions and Political Solutions. Current Issues in Language Planning, v. 7, n. 1, p. 1-30. 2006.
ARANI, Jafar Asgari. Skill-based medical English teaching in a corporate environment. International Journal of Advanced Corporate Learning (iJAC), v. 8, n. 1, p. 12–15, 2015.
BENNETT, Karen. The political economy of academic discourses: identity and agency. Language and Intercultural Communication, v. 14, n. 1, p. 42–57, 2014.
CANAGARAJAH, Suresh. A geopolitics of academic writing. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2002.
CARKIN, S. English for academic purposes. In: E. HINKEL (ed.), Handbook of research in second language teaching and learning. Mahwah, Lawrence Erlbaum Associates, p. 85-98. 2005.
CHARLES, M. English for academic purposes. In: B. PALTRIDGE; S. STARFIELD (eds.), The Handbook of English for Specific Purposes. Chichester, Wiley-Blackwell Publishing Ltd, p. 137-154. 2013. https://doi.org/10.1002/9781118339855.ch7.
CHONG, Sin Wang; PLONSKY, Luke. Synthesis methods and reporting tool (SMART) for research syntheses in applied linguistics. Studies in Second Language Learning and Teaching, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 1–25, 2025.
CHONG, Sin Wang; REINDERS, Hayo. Autonomy of English language learners: a scoping review of research and practice. Language Teaching Research, v. 27, n. 4, p. 483–510, 2022.
DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M.J. Developments in english for specific purposes. 1ª ed., Cambridge, Cambridge University Press, 301 p. 1998.
FLOWERDEW, John. English for specific academic purposes (ESAP) writing: making the case. Writing and Pedagogy, v. 8, n. 1, p. 5–32, 2016.
FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. Issues in EAP: a preliminary perspective. In: J. FLOWERDEW; M. PEACOCK (orgs.), Research perspectives on English for academic purposes. Cambridge, Cambridge University Press, p. 8-24. 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524766.004.
HYLAND, Ken. Second language writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
HYLAND, K.; HAMP-LYONS, L. EAP: issues and directions. Journal of English for Academic Purposes, 1(1):1-12. 2002. https://doi.org/10.1016/S1475-1585(02)00002-4.
JANKS, Hilary. "The access paradox." English in Australia 139 (2004): 33-42.
KHANDAY, Sumbl Ahmad; KHANAM, Deeba. The research design. Journal of Critical Reviews, v. 6, n. 3, p. 367–373, fev. 2023.
KLEMP, Ronald M. Academic literacy: making students content learners. Great Source Professional Articles, p. 6–8, 2004.
LIU, Qing; BROWN, Douglas. Methodological synthesis of research on the effectiveness of corrective feedback in L₂ writing. Journal of Second Language Writing, v. 30, p. 66–81, 2015.
MARYANI, Maryani; ARROYYANI, Risa. Situational Syllabus in Vocabulary English for Nursing Book: Occupational Purposes. Acitya: Journal of Teaching and Education, 2024, 6.1: 34-52.
MONTGOMERY, S. L. Does science need a global language? English and the future of research. Chicago, IL: University of Chicago Press. 2013.
PAQUOT, Maud; PLONSKY, Luke. L2 grammatical development: a meta‐analysis of effect sizes, variability, and study characteristics. Language Learning, v. 67, n. S1, p. 76–117, 2017.
SALDAÑA, Johnny. The coding manual for qualitative researchers. 3. ed. Los Angeles: SAGE Publications, 2016.
STÖTZER, Andrea; BAGYURA, Márton; FARKAS, Éva. Self-appointed and Self-taught? Professional Characteristics and Challenges of LSP Teachers in Hungary. English Teaching & Learning, 2025, 1-27.
VAN PARIJS, Philippe. Linguistic justice for Europe and for the world. Oxford: Oxford University Press, 2007.
VIANA, Vander; BOCORNY, Ana; SARMENTO, Simone. Teaching English for specific purposes. Alexandria: TESOL Press, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.