Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal

Autores/as

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Professora Titular da Universidade Cruzeiro do Sul
  • Nelci Vieira de Lima Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.8004

Palabras clave:

Argumentação, Polêmica, Violência verbal, Redes sociais.

Resumen

O presente trabalho apresenta uma análise da construção da polêmica gerada por artigo de opinião publicado em um blog e difundido pela rede social, Facebook e comentários criticando o posicionamento do blogueiro. Focalizando a dissensão na Web, o trabalho analisa a instauração da polêmica e as interações verbais conflituosas nas redes sociais especialmente as manifestações linguísticas da violência verbal por parte dos usuários, destacando seu papel na construção argumentativa de um discurso que visa a criticar o post. O quadro teórico que dá suporte às análises contempla o Estudo da Polêmica (Amossy, 2011 e 2014) em confluência com pesquisas sobre a violência verbal ( Brown & Levinson, [1978]1999; Locher & Watts, 2008; Culpeper, 2008; Bousfield, 2008; ), sempre observando o caráter argumentativo das marcas linguísticas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral, Professora Titular da Universidade Cruzeiro do Sul
    Ana Lúcia Tinoco Cabral é Doutora em Língua Portuguesa Pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2005). Realizou pesquisa de pós-doutoramento na EHESS (Paris-França). Atualmente é professora Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando no Mestrado em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em leitura e escrita; suas pesquisas focalizam principalmente os seguintes temas: linguagem argumentativa, interação verbal escrita, linguagem jurídica, polidez linguística e violência verbal, uso da linguagem em práticas educativas a distância.
  • Nelci Vieira de Lima, Universidade Cruzeiro do Sul
    Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP; bolsista de estágio pós-doutoral na UNICSUL.

Publicado

2017-02-10

Número

Sección

vol. 42, nº 73 – Linguagem e Argumentação

Cómo citar

Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal. (2017). Signo, 42(73), 86-97. https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.8004