Intertextualidade e discurso no teatro de Dea Loher

Autores

  • Júlia Mara Moscardini Miguel Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i72.7016

Palavras-chave:

Intertextualidade. Dea Loher. Teatro político. Teatro contemporâneo. Memória.

Resumo

O discurso é composto por várias vozes, premissa anunciada desde os estudos de Bakhtin. Os avanços no campo da intertextualidade permitiram uma especificação maior do termo, abrindo espaço para discussão das várias ocorrências do intertexto na literatura. Na obra da dramaturga contemporânea alemã, Dea Loher, há a recorrência do trabalho com o intertexto, sendo que o presente artigo almeja investigar essas manifestações em duas de suas peças, Olgas Raum e Licht. Loher faz uso de citações, referências e alusões, recortando trechos de outros textos e acoplando-os à sua escrita. Esse jogo de recortar e colar é visível também na estética da dramaturga, que recorre a elementos presentes em outras estéticas teatrais e os adapta em sua obra, dando origem a um estilo original. Representante da vertente política no teatro, Loher proporciona ao leitor a possiblidade de reflexão e, nas duas peças em questão, ela o faz através da desconstrução do discurso canônico, mostrando como os discursos são fabricados e como estão ligados à manutenção do poder. Dessa maneira, o intertexto, a estética híbrida e outros recursos estéticos e linguísticos são orquestrados para abrigar essa temática política que chega até o leitor como questionamentos e indagações.

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Biografia do Autor

  • Júlia Mara Moscardini Miguel, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Araraquara
    Mestre em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara e doutoranda na mesma área pela mesma instituição. Bolsista CAPES. Autora do livro Dramaturgia de Dea Loher na peça Inocência: o hibridismo teatral na cena contemporânea, publicado sob o selo Cultura Acadêmica pela Editora UNESP.

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Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Tema Livre

Como Citar

Intertextualidade e discurso no teatro de Dea Loher. (2016). Signo, 41(72), 97-110. https://doi.org/10.17058/signo.v41i72.7016