Leitura compartilhada: imagens ou palavras? O uso de livros ilustrados, com e sem texto, e a relação com compreensão oral e o vocabulário
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20459Palabras clave:
Leitura compartilhada, compreensão oral, vocabulário, livros ilustradosResumen
Este trabalho trata-se de um estudo de intervenção quase experimental que investigou se o uso de livros ilustrados com e sem texto no contexto de leitura compartilhada afeta o desenvolvimento da compreensão oral e do vocabulário em crianças de uma escola pública de Maricá. A leitura compartilhada de livros é um termo guarda-chuva que refere-se à prática de compartilhar ou ler um livro com uma criança (MARTINS et al., 2024). Os participantes foram 38 crianças do último ano da educação infantil divididos em dois grupos de intervenção (grupo I: livro com texto e grupo II: livro sem texto), que participaram de 16 sessões de leitura compartilhada e grupo controle (sem intervenção). Os resultados das comparações entre os escores no pré e pós testes mostraram um aumento significativo nos escores da compreensão oral e de vocabulário do grupo experimental II A interação entre tempo e grupo, tanto para os escores de VOC (p = 0,018, ω² = 0,041; efeito pequeno) quanto para os escores de PROLEC (p = 0,042, ω² = 0,023; efeito pequeno), foram significativas, indicando que pode ser um instrumento importante para o desenvolvimento da linguagem oral e vocabulário.
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