Práticas de mediação literária na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20241Palavras-chave:
educação infantil, mediação literária, formação de leitoresResumo
A leitura literária é vista como uma atividade essencial no contexto escolar, por constituir-se como uma prática de linguagem que estimula a imaginação e a sensibilidade, e que possibilita ações pedagógicas que favorecem a formação de leitores, principalmente, no que tange à Educação Infantil. Diante disso, esta pesquisa assume como objetivo geral analisar ações de mediação docente em atividades de leitura literária na pré-escola, com a finalidade de compreender como essas práticas são pensadas e desenvolvidas no contexto escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que estabeleceu como instrumentos de coleta de dados a observação e o registro em diário de campo das ações de mediação da leitura, de professoras atuantes na pré-escola. Para análise reflexiva dos dados, busca-se apoio nos estudos teóricos de Bajour (2012), Colomer (2003, 2007, 2016), Goulart (2023), Petit (2009) sobre a mediação leitora, dentre outros autores que discutem sobre o tema. A análise das atividades aponta aspectos relevantes em relação ao papel do professor como mediador para estimular a reflexão crítica, incentivar o diálogo sobre temas, personagens e contextos. A mediação literária está relacionada a escolha dos livros, a forma de condução das perguntas sobre o texto e das intervenções em relação ao que as crianças dizem sobre o texto. Tais ações permitem explorar e ampliar as possibilidades da leitura literária.
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