Poesia e letramento literário a partir da leitura de Passeio poético por Bagé, de Ernesto Wayne.
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v45i83.14964Keywords:
poesia, letramento literário, Ernesto Wayne, metodologia, ensino fundamental.Abstract
O artigo apresenta metodologia de letramento literário no ensino fundamental, centrada no gênero poesia e organizada em torno da obra Passeio poético por Bagé (WAYNE, 1996). A metodologia proposta aqui origina-se de projeto de letramento literário desenvolvido no ano de 2019 durante estágio curricular obrigatório, realizado por acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé. Além da descrição das estratégias de exploração do texto poético, pretende-se refletir sobre os fundamentos da proposta com base em referencial teórico sobre os conceitos de poesia, gênero lírico, letramento literário e pedagogia decolonial, bem como ilustrar as análises com registros dos trabalhos dos alunos que participaram do projeto de estágio que deu origem a nossa proposta de poesia e letramento literário.Downloads
References
COSSON, R. Letramento literário. In: FRADE, I.; VAL, M.; BREGUNCI, M. (orgs). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: ˂http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario.˃ Acesso em: 31 mar. 2020.
____. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
FAILA, Z. (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: ˂http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. ˃ Acesso em: 30 mar. 2020.
MORICONI, Í. Como e por que ler a poesia brasileira do século XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
PAZ, O. O arco e a lira. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
REIS, C. O conhecimento da literatura. Introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
TREVISAN, A. A poesia. Uma iniciação à leitura poética. 2.ed. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Educação: Secretaria Municipal da Cultura: Uniprom, 2001.
WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir, re-viver. In: CANDAU, V. (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
WAYNE, E. Passeio poético por Bagé. Bagé: Secretaria de cultura, desporto e turismo, 1996.
WAYNE, E. Poeta no espelho. In: PERDOMO, N., LEHMANN, S. Ernesto Wayne.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors publishing with Signo retain the copyright to their work, licensing it under the Creative Commons Attribution License which allows articles to be re-used and re-distributed without restriction, as long as the original work is correctly cited. Signo is owned by Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul and also hosts the Open Journal System plataform. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.