v. 47 n. 88 (2022): ISAPL

Janeiro-Abril

Publicado: 2022-01-03

Apresentação

  • Apresentação

    Leonor Scliar-Cabral, Maria da Graça Pinto, Larysa Zasyekina
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17360

Artigos

  • Afasia no contexto da pandemia: atividades de linguagem desenvolvidas pelo Zoom e Whatsapp

    Diana Michaela Amaral Boccato
    3-17
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17370
  • As guerras da leitura para surdos

    Marília Costa, Kátia Abreu, Daniela Cid
    18-26
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17378
  • Psicolinguística da AI, Psicolinguística versus código de máquina

    Jacques Coulardeau
    27-43
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.16945
  • Psicossemiótica do sonho no discurso artístico georgiano (Do realismo ao modernismo)

    Anna Dolidze, Tamar Sharabidze
    44-49
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17381
  • Rede associativo-verbal como reflexo de marcadores da identidade nacional do povo Sakha

    Alina Petrovna Vasileva
    50-64
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17382
  • Os meios de comunicação de massa como fator de influência no campo semântico dos conceitos.

    Yuliya Krylova-Grek
    65-72
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17383
  • Avaliando a escrita do português L2: densidade de ideias e complexidade das frases

    Ângela Filipe Lopes, Maria da Graça Lisboa Castro Pinto
    73-86
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17384
  • Estereotipando a mulher ideal em blogs americanos

    Svitlana Lyubymova
    87-95
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17385
  • Psicolinguística Aplicada: Uma Ciência na Encruzilhada da Cognição e da Linguagem

    José Morais
    96-112
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17387
  • Ensinar inglês através da meditação guiada

    Lavinia Nãdrag, Alina Buzarna-Tihenea (Gãlbeazã)
    113-125
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17245
  • Ondas de intensidade na aprendizagem de línguas: o projeto do poliglota Alan Bigulov “10 línguas em 1000 dias”

    Dina Borisovna Nikulicheva
    126-133
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17394
  • A experiência associativa como método investigativo do processo de tradução.

    Igor Panasiuk
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17395
  • Teste de reconhecimento de palavras e pseudopalavras: validades de conteúdo e externa

    Ângela Maria Vieira Pinheiro, Douglas de Araújo Vilhena
    147-164
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17396
  • Paradigma psicolinguístico da condenação bíblica em documentos históricos georgianos antigos

    Inga Sanikdze
    165-170
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17397
  • Um estudo experimental sobre o processamento de sentenças de duas orações

    Sara dos Santos Ribeiro
    171-183
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17399
  • Validação do Sistema Scliar de alfabetização: a relação grafema-fonema

    Leonor Scliar-Cabral
    184-192
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17400
  • Análise de discurso de pais de crianças com cardiopatia congênita

    Regina Maria Ayres de Camargo Freire, Marcel Amaral Marques Ferraz
    193-199
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17401
  • Processamento de estruturas de tópico-comentário no português brasileiro: um estudo de paradigma do mundo visual

    Lorrane da Silva Neves Medeiros Ventura
    200-218
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17473

Resenha

  • Working Memory: State of the Science, a Review

    Tatiana Koerich Rondon, Lêda Maria Braga Tomitch
    219-222
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17471

Obituário

  • Obituário - David Zurab Gotsiridze

    Leonor Scliar-Cabral
    223
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17403