A produção textual a partir de procedimentos didáticos: a concepção de escrita como aspecto norteador do trabalho docente

Autores

  • Ana Cecilia Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4177

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre a aplicação de instrumentos didáticos para o ensino de Língua Portuguesa, sobretudo, voltados para a escrita. Para tanto, fizemos uso da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautada nos escritos de Bronckart (1999, 2006). Os pressupostos de Vygotsky (1988) também foram de extrema importância para nossa pesquisa. Quanto ao instrumento metodológico analisado, utilizamos uma Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), cuja finalidade é a internalização de gêneros de texto diversos. A partir dos resultados da aplicação, ficou marcada a relação existente entre a concepção de escrita das instituições e a forma como esse objeto é desenvolvido.

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Biografia do Autor

  • Ana Cecilia Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Graduação no Curso de Licenciatura em Letras - Lingua Portuguesa/Literatura - pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestrado em Letras, área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul e doutoranda em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2013-03-18

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo

Como Citar

A produção textual a partir de procedimentos didáticos: a concepção de escrita como aspecto norteador do trabalho docente. (2013). Signo, 38, 202-224. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4177