Das salas da universidade para as salas da escola pública: um ensaio sobre as experiências leitoras

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DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20135

Palavras-chave:

Leitura, Experiência, Sala de aula, Mediação em leitura

Resumo

Este ensaio reflete sobre a experiência de ler no contexto da formação de crianças e pré-adolescentes. A partir da autoanálise do trabalho de dissertação de mestrado e a conexão com a prática da sala de aula da escola pública, entende-se a leitura como experiência de aprendizado e como percurso que ocorre durante toda a educação básica e ao longo da vida. Essa reflexão resulta na inquestionável importância de aprender a ler para garantir uma formação adequada e do trabalho coletivo dos profissionais da educação para assegurar esse direito. A mediação em leitura se torna, por isso, aliada de aprendizagens significativas e contribui para a formação de leitores.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Taiara Kottwitz, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Mestra em Letras/Leitura e Cognição, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, e graduada em Letras/Português pela mesma instituição de ensino.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

Das salas da universidade para as salas da escola pública: um ensaio sobre as experiências leitoras. (2025). Signo, 50(98), 10-14. https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20135